Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, 7/7/2016 – O forte Al Jahili, um dos maiores dos Emirados Árabes Unidos, é testemunho da qualificada arquitetura militar do país, segundo o jornal local Al Khaleej.O forte foi construído pelo xeque Zayed bin Jalifa (ZayedI) entre 1891 e 1898, perto do oásis Al Jahili, e desde então é como um centro parao lançamento de grandes projetos de desenvolvimento, com a rede Falaj (canais de água) e como quartel, para defender a cidade e as plantações de palma. Também foi residência oficial da família Al Nahyan, mesmo depois da morte do xeque Zayed I, em 1909.
O forte foi reaberto em 2008, como museu e centro de exposições culturais e de patrimônio, após a implantação de um longo programa de restauração. Atualmente, conta com um centro de informação para os visitantes e uma mostra permanente sobre Wilfred Thesiger também conhecido como Mubarak bin London, o intrépido explorador, escritor de viagens e fotógrafo, que cruzou duas vezes o deserto Rub al-Jali na década de 1940 e viveu no emirado de Al Ain como convidado do falecido xeque Zayed bin Sultan Al Nahyan.
Em 2010,o forte recebeu o prêmio Arquitetura Internacional, concedido pelo Ateneu de Chicago: Museu de Arquitetura e Desenho, e do Centro Europeu de Arquitetura, Arte e Desenho, e Estudos Urbanos. Envolverde/IPS