Carnaval é sinônimo de agitação e folia! Os mais festivos fazem questão de desfilar em uma escola de samba ou mesmo assistir ao espetáculo de cores e sons de camarote. Outros veem no feriado prolongado uma ótima oportunidade para colocar o pé na estrada.
Seja qual for a escolha, é importante ter em mente os impactos que suas ações podem causar ao meio ambiente. Gastos excessivos com fantasias, combustível e água são muito comuns neste período. Além disso, a cidade fica com uma grande quantidade de lixo nas ruas.
Faça diferente neste Carnaval e decida curtir a folia de forma consciente e sustentável, seja no sambódromo, na rua ou na estrada. Confira abaixo algumas dicas e aproveite a festa!
– Produza menos lixo
No Carnaval do ano passado, foram recolhidas 642 toneladas de lixo no Rio de Janeiro e 150 toneladas no Recife. É muito lixo em poucos dias. Faça sua parte e produza a menor quantidade de lixo que puder.
– Coopere com a limpeza das ruas
Evite jogar lixo nas ruas. Procure uma lixeira mais próxima e se houver coleta seletiva no local separe os resíduos corretamente. O lixo acumulado entope bueiros, provoca enchentes e gera mais gastos para a prefeitura.
– Reutilize
Use a criatividade e reutilize as fantasias do ano anterior. Vale também trocar com algum amigo. Além de economizar um bom dinheiro, você contribui para reduzir o consumo dos recursos naturais, necessários na produção da roupa.
– Economize combustível
Se você vai aproveitar o feriado prolongado para viajar com a família ou com os amigos, procure reduzir os gastos com combustível. Lembre que os carros devem estar com a manutenção em dia e prefira os que consomem menos.
– Evite o desperdício de água
No Carnaval as cidades turísticas, principalmente, enfrentam problemas com abastecimento de água. Use a água conscientemente: feche a torneira, tome banhos mais rápidos e evite lavar a calçada com mangueira.