“A revolução cultural necessária só ocorrerá quando nós analisarmos o ciclo de vida dos produtos que comprarmos, aumentando a vida útil dos que já temos e reduzindo o impacto negativo do nosso consumo.”
Este é o objetivo da publicação Ter mais ou viver melhor, lançada no Brasil pelo Worldwatch Institute em parceria com o Instituto Akatu e a Unescocat (Unesco – Catalunha).
O documento, voltado para o público juvenil, sugere apertar o botão “reiniciar” e partir para um novo estilo de vida. A ideia é estabelecer uma mudança cultural que enxergue o impacto negativo que o consumismo pode causar ao meio ambiente.
Esta mudança, porém, só terá resultados concretos se todos estiverem na mesma sintonia. Confira abaixo algumas dicas e repasse esta ideia!
– Estabeleça limites
Consuma apenas o suficiente para satisfazer o bem-estar humano. Evite excessos e compras desnecessárias.
– Pense no futuro
Lembre-se de que os recursos naturais são finitos. Tudo o que comemos, bebemos ou vestimos necessita de água e energia para ser produzido ou comercializado. Por isso, evite desperdícios.
– Apoie ideias inovadoras
Estimule iniciativas sustentáveis. Participe, por exemplo, do Dia Mundial Sem Carro, Dia de Ir para o Trabalho de Bicicleta, Dia Sem Compras ou Hora da Terra.
– Consuma conscientemente
Antes de comprar qualquer produto procure saber sua procedência. Verifique se o processo industrial respeitou o meio ambiente e se o seu consumo faz bem para sua saúde.
– Estimule um novo estilo de vida
Mude sua cultura de consumo e compartilhe esta nova postura também com seus amigos e familiares.