O setor comercial e o gasto das famílias são os dois maiores responsáveis pelo aumento do consumo de energia elétrica no Brasil.
O chuveiro e o ferro de passar roupas são os dois grandes vilões do gasto das famílias com energia elétrica. Isso acontece porque todo equipamento elétrico destinado a produzir calor a partir do aquecimento de uma resistência gera um consumo elevado.
Diminuir os gastos nas tarefas diárias e semanais propicia uma diferença considerável na conta de luz no final do mês. Além de utilizar sustentavelmente os recursos naturais do planeta, você ainda economiza dinheiro. Confira abaixo algumas dicas de como passar roupa sem gastar energia em excesso.
– Cuidado para não amassar muito as roupas
Recolha as roupas do varal com cuidado para não amassar muito e depois dobre. Isto facilita na hora de passar e reduz o tempo de uso do ferro.
– Faça de uma vez só
Economize energia ligando o ferro uma única vez e passe uma grande quantidade de peças.
– Separe as peças
Uma ótima ideia é separar as peças por tipo de tecido – os mais delicados dos mais pesados – e aproveitar o período em que o ferro está esquentando ou esfriando para passar as peças que precisam de menos calor para serem passadas.
– Mantenha a temperatura e economize
Outra forma de economizar energia, caso você não tenha aquelas mantas de passar roupa, é colocar um pedaço de papel alumínio e sobre ele o pano que vai utilizar para passar. O papel alumínio vai ajudar a manter a temperatura e você não vai precisar ficar virando a roupa.