Arquivo

Dica de sustentabilidade – Faça uma boa ação!

Boas ações em cadeia. Esta é a ideia da corrente do bem, planejada pela escritora Catherine Ryan Hyde. Faça você também parte desse movimento

Você já ouviu falar na corrente do bem? Sabe aquelas pequenas atitudes gentis que você toma no dia a dia, como ceder seu lugar no ônibus a um idoso, dar uma carona ou fazer um favor a um amigo? Esta é a ideia, conscientizar as pessoas de que boas ações se fazem diariamente, no trabalho, na escola, na hora do almoço e até pela internet.

A iniciativa foi idealizada pela escritora Catherine Ryan Hyde e publicada em seu livro Pay It Forward.

O segredo para compartilhar boas ações é simples: faça um favor a três pessoas (coisas que elas não possam fazer sozinhas) e peça que cada uma delas faça outros três favores a mais três pessoas. Acesse o site do movimento e conheça mais detalhes.
Mais do que promover um bem coletivo, essas ações podem estar atreladas também à preservação do meio ambiente. Confira abaixo algumas dicas de como fazer parte desta corrente, compartilhar boas ideias e ainda fazer bem ao planeta.

– Doe!

Sabe aqueles livros que você não lê mais e estão empoeirados na prateleira? Doe a alguém. Compartilhe conhecimento e informação com outras pessoas. O mesmo pode ser feito com brinquedos, roupas e outros objetos, desde que estejam em bom estado.

– Dê carona

Caminhe quando as distâncias forem curtas e combine carona com os amigos e colegas de trabalho ou escola. Assim você ajuda a diminuir a quantidade de veículos nas ruas, minimizando a poluição e melhorando a mobilidade da sua cidade.

– Se preocupe com a limpeza do seu bairro

Não jogue lixo nas ruas e nas praças e incentive seus amigos a fazerem o mesmo. Estimule-os também a separar o lixo orgânico do reciclável.

– Apoie ideias sustentáveis

Compre produtos ambientalmente corretos. Dê preferência a produtos concebidos nas bases do ecodesign, que considera os impactos ambientais em todos os estágios do desenvolvimento, como planejamento, produção, embalagem, distribuição, descarte, etc. Dessa forma você compra um produto melhor e ainda incentiva esse tipo de trabalho.

– Seja voluntário

Procure alguma atividade ou área da sustentabilidade que você se identifica e seja um voluntário. Um bom exemplo é participar de uma horta comunitária, de uma oficina de reciclagem entre outras ações que fazem bem ao meio ambiente.

– Mobilize-se

Participe de campanhas socioambientais. Deixe o carro uma vez por semana em casa, reduza o consumo de sacolas plásticas. Apoie ações, por exemplo, contra o desmatamento e pela proteção aos animais.

– Organize um bazar no seu bairro

Se você tem muitos objetos em casa que não usa e não sabe com descartar, promova um bazar ou uma feira com seus vizinhos. Reserve um local, um dia e um horário e coloque os pertences à mostra para vender ou trocar. (Envolverde)