Não acumule pneus velhos em casa. Quando ouvimos esta frase, é comum associá-la principalmente às consequências que esse ato pode causar à saúde pública, como a propagação de doenças, principalmente a dengue.
Mas os prejuízos vão além dos impactos negativos na população. O descarte irregular pode também causar sérios danos ao meio ambiente.
O produto demora cerca de 600 anos para se decompor naturalmente, por exemplo. Quando queimado ao ar livre, o pneu emite gases poluentes na atmosfera e pode também contaminar os lençóis freáticos.
Dê um destino responsável aos pneus. Há várias maneiras de descartá-los sem causar danos à sua saúde e à do planeta. Confira abaixo algumas dicas e tome uma atitude!
– Incentive a logística reversa
Leve seu pneu para o local onde foi comprado. Muitas empresas já praticam a logística reversa, ou seja, recebem o produto após seu uso. Fique de olho. Reciclar os pneus é uma obrigação dos fabricantes, segundo o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).
– Ajude a reduzir o custo das indústrias
No primeiro semestre deste ano, quase 463 mil toneladas de pneus, que seriam descartados como lixo, foram transformados em matéria-prima ou energia. Esses resíduos podem ser utilizados na produção de asfalto e também em cimentarias. Informe-se e dê a destinação correta.
– Leve-o a postos de coleta
Procure saber qual é o posto de coleta mais próximo da sua casa. Em São Paulo, algumas subprefeituras fazem a coleta específica do material e o transporte especial para as usinas de trituração.