Arquivo

Dica de Sustentabilidade – Para você, o que é felicidade?

Quando o assunto é felicidade, os brasileiros preferem as alternativas mais ligadas ao caminho da sustentabilidade do que ao consumismo.  É o que aponta pesquisa do Instituto Akatu, realizada no final de 2012.

Oitocentos entrevistados, de todas as regiões do Brasil, responderam à pergunta: “para você, o que é felicidade?”. Dois terços indicaram que estar saudável e/ou ter família saudável é um fator essencial para serem felizes.

Os resultados do estudo constatam que, independente da classe social ou faixa etária, os brasileiros associam sua felicidade muito mais ao bem-estar físico e emocional e à convivência social do que aos aspectos financeiros e à posse de bens.

E para você, o que é felicidade? Confira abaixo algumas dicas para ter uma vida sustentável. Valorize as pequenas coisas e seja feliz!

– Durma tranquilo

Colocar a cabeça no travesseiro e ter a consciência tranquila é essencial para sentir-se bem. Organize sua vida financeira e deixe de se preocupar com as contas no final do mês. Consuma conscientemente e ajude a preservar os recursos naturais do planeta.

– Mude a programação

Ir às compras ou ficar em casa com a família? Quando tiver que decidir entre sair ou não, escolha a segunda opção. Curta sua família e evite gastos desnecessários.

– Mobilize-se

Seja para ir à escola ou ao trabalho, prefira se deslocar pela cidade com maior rapidez, segurança, conforto e flexibilidade. Vá de bike ou utilize o transporte público. Deixar o carro em casa pelo menos uma vez por semana é uma escolha que faz bem para o seu bolso e para o meio ambiente.

– Reutilize

Comprar, descartar e comprar novamente. Este é o ciclo que favorece o consumismo descontrolado. Evite trocar de aparelhos celulares sem necessidade. Compre produtos que durem mais e causem menos danos ao planeta.

– Tenha uma alimentação saudável

A correria do dia a dia às vezes prejudica a alimentação. Organize-se e leve frutas, barras de cereais e lanches naturais de casa. Além de gastar menos, você evita comer alimentos gordurosos e industrializados. Quanto melhor sua qualidade de vida, menor o seu estresse.