Em um país com uma imensa diversidade de árvores como o Brasil, é raro nos tempos atuais que as pessoas, principalmente nas cidades, estabeleçam relações com essa forma de vida. Plantar uma semente e vê-la crescer pode ser uma experiência única. Não perca mais tempo e plante a sua árvore
Na sexta-feira (21) comemorou-se o Dia Mundial da Árvore. Uma data que celebra grandes protagonistas da nossa biodiversidade. O Brasil é palco da maior floresta tropical do planeta, a Amazônia, que, em seus 4,2 milhões de quilômetros quadrados, abriga cerca de 2,5 mil espécies de árvores. Porém, mesmo com toda essa diversidade, é raro nos tempos atuais que as pessoas, principalmente nas cidades, estabeleçam relações com essa forma de vida.
Plantar uma semente e vê-la crescer, até se tornar uma árvore adulta, é uma experiência que poucos têm a oportunidade de viver. As árvores reduzem a erosão do solo e a contaminação da água, atuam como coletoras de gás carbônico e protegem do vento, entre muitos outros benefícios.
Não perca mais tempo e plante a sua árvore. Confira algumas dicas sobre como fazer isso da maneira correta.
– Plante no período certo
Pesquise a época certa para plantar a sua árvore. A maioria das espécies tem mais chances de crescer se a semente for plantada no período das chuvas. Lembre-se também de escolher uma semente adequada para o clima da região onde ela será plantada.
– Prepare a terra
Se for plantar uma semente, o ideal é que faça isso em um vaso e só retire dele quando se tornar uma muda. Prepare a terra com uma mistura de areia, adubo composto e terra.
– Águe a muda
As plantas precisarão de água antes e depois de germinar. Diminua a frequência da rega conforme a mudas crescem. Não se esqueça de deixar as mudas na sombra.
– Tenha cuidado com a planta
Quando chegar a hora de transferir a muda do vaso para o solo, tire, com cuidado, a árvore do vaso em que se encontra e corte as raízes quebradas. Levante sempre a árvore pela raiz e nunca pelo tronco. Espalhe as pontas da raiz para fora e evite plantar a árvore em um buraco muito fundo. Assegure-se de que a muda fique ereta.
– Dê espaço para a árvore
Plante a árvore de modo que ela tenha espaço para crescer, sem competir por ar e nutrientes com outras plantas. Certifique-se também de que nada em volta vai obstruir o crescimento dos galhos.
– Proteja a sua árvore
Proteja a árvore de pestes e doenças removendo plantas próximas que possam afetá-la. Retire ervas daninhas. Elas competem com a raiz por ar e nutrientes, enfraquecendo a árvore. Mantenha sempre boa circulação de ar cortando galhos para que cresçam melhor e para evitar pestes e doenças. Proteja a árvore para que ela não seja destruída por animais. (Envolverde)