Uma empresa lucrativa, que oferece bons produtos e presta serviços de qualidade aos seus consumidores. Este seria o perfil ideal que qualquer empreendedor sonharia em conquistar, seja ele de pequeno, médio ou grande portes.
Mas, ser bem-sucedido nos negócios não é o suficiente para quem quer conquistar e manter uma posição de destaque no mercado. Segundo a cartilha Gestão Sustentável nas Empresas, a sustentabilidade é também um importante aliado quando se almeja reconhecimento.
O documento, elaborado pelo Centro Sebrae de Sustentabilidade, busca incentivar as empresas a praticar uma gestão sustentável. Esta postura, além de minimizar os riscos ambientais, pode apresentar uma importante vantagem competitiva.
Veja abaixo alguns exemplos e alinhe o crescimento do seu negócio à responsabilidade socioambiental.
– Avalie os impactos ambientais
Meça os impactos que sua empresa causa no meio ambiente. Tendo a percepção dos pontos negativos, é possível traçar um plano de melhorias e minimizar os males causados.
– Incentive as práticas sustentáveis internamente
Conscientize seus funcionários a tomar atitudes conscientes e sustentáveis diariamente. Promova um plano de recompensas e valorize os colaboradores que se preocupam com a sustentabilidade da empresa.
– Respeite as leis
São inúmeras as exigências legais para que os produtos desenvolvidos sejam ambientalmente corretos em todo seu ciclo de vida, o que hoje é um diferencial no mercado. Produza, distribua e descarte adequadamente seus produtos e seja uma empresa ambientalmente responsável.
– Reduza seus custos
Reciclar os resíduos, reduzir o consumo de água e de energia, na produção e na área comercial da empresa, podem ser importantes ferramentas para diminuir os custos.
– Consolide sua marca no mercado
Cada vez mais os consumidores preferem pagar até mais caro para adquirir um produto de uma empresa que valoriza o uso consciente dos recursos naturais. Seja uma empresa comprometida com as questões ambientais e fidelize seu público.