Reutilizar. Esta é uma das principais palavras para quem busca tomar atitudes sustentáveis e conscientes. Reaproveitar uma latinha de alumínio usada, um papel rabiscado, uma garrafa pet vazia. São várias as opções para reciclar e dar nova finalidade a materiais que poderiam ir para o lixo.
Em alguns casos, no entanto, compensa mais jogar fora o velho e adquirir um novo produto. Se desfazer de coisas antigas que geram um gasto desnecessário é a melhor opção para quem busca economizar energia, água e consequentemente diminuir os gastos no final do mês.
Confira abaixo algumas dicas e troque o velho pelo novo. Lembre-se sempre de descartar os produtos e materiais corretamente!
– Substitua suas lâmpadas
Troque as lâmpadas incandescentes pelas fluorescentes. Apesar de mais caras, a segunda opção dura mais e consome menos energia.
– Compre uma TV nova
Ao comprar uma televisão nova, opte pelo modelo mais eficiente. As de retroprojeções e de LCD são as que consomem menos energia. Evite deixá-la no modo standby. Isto também reduz o consumo.
– Deixe sua geladeira novinha em folha
Faça regularmente a manutenção de sua geladeira. Fique de olho se a borracha responsável pela vedação está em bom estado, evitando o consumo excessivo de energia. Se for o caso, compre um equipamento novo e mais eficiente.
– Economize na hora do banho
Ao comprar um chuveiro novo, evite as duchas de alta potência. Elas consomem mais água e consequentemente mais energia. Compre modelos mais econômicos e gaste menos.
– Instale torneiras automáticas
Opte pela instalação de torneiras automáticas, no banheiro e na cozinha. Elas possuem um tempo de abertura automático evitando, assim, o desperdício de água.
– Elimine os vazamentos
Fique de olho na conta de água. Se ela estiver com o valor alto, verifique se sua casa tem problemas de vazamento. Um buraco de dois milímetros (um pouco maior do que a cabeça de um alfinete) em um cano desperdiça até 3.200 litros de água em um dia.