Arquivo

Dica de sustentabilidade - Vá ao brechó

É possível ser sustentável fazendo compras em lojas de roupas e acessórios usados. No brechó você pode encontrar livros, calçados, louças, objetos de arte e de uso doméstico e bijuterias. Há quem encontre até móveis usados.

Uma boa lavagem, linha e agulha fazem milagres e evitam desperdício de recursos naturais. A moda comprada em brechó incentiva o reaproveitamento e a reciclagem.

Aprender a utilizar o instrumento do consumo a nosso favor, consumindo produtos e serviços de maneira diferente e criativa, se torna cada dia mais necessário. Mas afinal, como consumir de forma sustentável?

Antes de comprar, planeje. Para comprar com consciência e evitar conflitos do tipo “não sei para que comprei isso”, o consumidor deve, antes de ir às lojas, responder a quatro perguntas básicas: o que vou comprar, para que vou comprar, quando vou comprar e onde vou comprar.

 

Veja abaixo algumas dicas. Consumir de forma consciente é ajudar a natureza. Faça sua parte!

  Aterros sanitários

Ao comprar em brechós, você evita que roupas usadas parem em aterros sanitários.

Economia de água e energia

É possível evitar o consumo de água e energia comprando produtos usados. Você sabia que para produzir um quilo de algodão, são utilizados mais de 20 mil litros de água?

Estilo

Para as pessoas que querem andar na moda e ser criativas com pouco dinheiro, os brechós oferecem oportunidades para desenvolver um estilo pessoal.

Cidadania

Doar suas roupas usadas para brechós significa compartilhar com a comunidade e promover reutilização. Outra opção interessante é encaminhar as peças que não estão mais sendo usadas para instituições de caridade, onde essas roupas serão de grande utilidade.

Consciência

Para fazer compras no brechó, a dica é definir o estilo antes da compra. Não devemos montar um look só de peças do brechó. O ideal é misturar com o que você já tem e assim também reaproveitar suas roupas.