Dubai, Emirados Árabes Unidos, 9/4/2015 – A pegada ecológica dos Emirados Árabes Unidos caiu para 7,75 hectares por pessoa no ano passado, em relação aos 11,68 hectares registrados em 2006, informou o Ministério de Ambiente e Água. A redução foi obtida graças à Iniciativa Pegada Ecológica, de 2007. Os Emirados são o terceiro país do mundo a alcançar esse objetivo, depois de Suíça e Japão.
O Ministério fixou padrões para garantir que os dispositivos de iluminação importados façam um uso eficiente da energia. O governo também procura desenvolver normas para o combustível e os automóveis, a fim de reduzir as emissões de carbono.
Segundo o Informe Planeta Vivo, cinco países – China, Estados Unidos, Índia, Brasil e Rússia – são responsáveis por 47,2% da pegada ecológica do mundo. A cada dois anos as organizações Global Footprint Network, Fundo Mundial para a Natureza e Sociedade Zoológica de Londres publicam o Informe Planeta Vivo, dedicado à iluminação de nosso planeta e ao impacto das atividades humanas.