PERTH, 29 de agosto (WAM) – O embaixador dos Emirados Árabes Unidos na Austrália, Obaid Salem al Ketbi, renovou o compromisso de seu país em combater o tráfico de pessoas.
Al Ketbi expressou-se no Fórum de Empresas e Governo no Processo de Bali, realizado nos dias 24 e 25 deste mês nesta cidade australiana de Perth, com a presença de ministros de Relações Exteriores, representantes de organizações internacionais, empresários e delegados dos estados membros do Processo de Bali.
O embaixador destacou a importância do setor privado como parceiro estratégico na luta contra o tráfico de pessoas. Ele também sublinhou os esforços do Comitê Nacional de Combate ao Tráfico de Pessoas e seu plano estratégico para envolver o setor privado nesta matéria.
Ele também destacou as realizações dos Emirados desde a promulgação da lei federal 51, em novembro de 2006, bem como a alteração da legislação para ser consistente com o Protocolo das Nações Unidas para Prevenir, Reprimir e Sancionar o Tráfico de Pessoas, especialmente mulheres e crianças, o chamado Protocolo de Palermo.
Al Ketbi disse que, desde que seu país se uniu ao Processo de Bali, em 2013, os Emirados assinaram memorandos de entendimento com a Armênia, o Azerbaijão, a Indonésia e a Índia. O país também atuou nas iniciativas árabes para desenvolver capacidades para combater este flagelo.
Por fim, o embaixador dos Emirados recordou que seu país se dedica a compartilhar as melhores práticas e a compartilhar sua experiência, como o workshop organizado em 2014 com várias agências nacionais da Europa e Ásia, além de apoiar mais de 65 agências e para estabelecer sistemas inteligentes para detectar violações. (Envolverde)