Arquivo

Dubai aproveita ao máximo o sol

Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, 30/6/2015 – Após colocar painéis solares em parques, praias e até em sinais de trânsito, Dubai, um dos Emirados Árabes Unidos, iluminará com essa energia alternativa abrigos de ônibus, informou o jornal local Khalej Times.

“A Autoridade de Caminhos e Transporte prevê construir 400 abrigos sem acesso a fontes de energia convencionais, mas contando com painéis fotovoltaicos que permitirão iluminá-los e colocar avisos publicitários luminosos”, acrescentou o diário.  Alguns abrigos também terão ar-condicionado para oferecer um ambiente fresco aos passageiros. A maioria será construída em áreas afastadas.

O Informe de Energia dos Emirados deste ano indica que o país tem uma das maiores pegadas de carbono do mundo. Em 2010, produziu pouco menos de 20 toneladas de dióxido de carbono por pessoa, um aumento de 63% em relação a 2000. Isso mudará, pois espera-se cobrir 7% das necessidades energéticas do emirado com energias renováveis até 2020, e 15% até 2030.

O Parque Solar Mohammed bin Rashid Al Maktoum é um dos maiores projetos de energias renováveis da região. A primeira etapa (para gerar 13 megawatts) foi ativada em 2013, e a segunda (de 200 megawatts), será ativada em 2017.

“A Estratégia Integrada de Energia de Dubai 2030 prevê diversificar as fontes energéticas para incluir 71% de gás natural, 15% de energia solar, 7% de carbono limpo e outro tanto de nuclear”, acrescenta o jornal. “Os investimentos em energia solar em Dubai chegarão a US$ 3 bilhões. Cada vez mais instalações e pessoas optam por essa alternativa”, acrescentou. Envolverde/IPS