DUBAI, 18 de setembro de 2018 (WAM) – Após a reunião de três dias do Comitê Diretor da C40 em San Francisco, EUA, Abdulla Mohammad Al Basti, Secretário-Geral do Conselho Executivo de Dubai, reafirmou que Dubai continua a envidar esforços para lidar com questões de mudança climática e minimizar o desperdício e as emissões de gases do efeito estufa por meio de soluções inovadoras que evitam os desafios futuros.
Isso vem de acordo com a visão do xeque Mohammed bin Rashid Al Maktoum, vice-presidente dos Emirados Árabes Unidos, primeiro-ministro e governante de Dubai, e sob as diretrizes do xeque Hamdan bin Mohammed Rashid Al Maktoum, príncipe herdeiro de Dubai e Presidente do Conselho Executivo de Dubai, cujo objetivo é criar um ambiente sustentável que proporcione felicidade e prosperidade aos cidadãos, residentes e visitantes dos EAU e preserve o direito das gerações futuras de levar uma vida saudável e segura.
Al Basti também confirmou que o combate às questões climáticas está no topo das prioridades do governo e se reflete nos planos de desenvolvimento e estratégias futuras do Dubai, como o Plano Dubai 2021, a Estratégia Integrada de Energia de Dubai, o Plano de Adaptação às Mudanças Climáticas e a Estratégia Autônoma de Transporte de Dubai.
Os membros do Comitê Diretor do C40 discutiram as conquistas mais significativas durante o segundo trimestre de 2018 e falaram sobre os planos futuros da rede. Eles também abordaram os compromissos propostos para as cidades, incluindo resíduos, energia renovável, transporte de emissão zero e tornando os edifícios com zero carbono.
O comitê também abordou os objetivos da rede e as iniciativas que foram lançadas para alcançá-los, como a participação de prefeitos e representantes em programas de adaptação às mudanças climáticas. Da mesma forma, o comitê tratou de apoiar as cidades no desenvolvimento de planos e metas para lidar com a mudança climática e acelerar seu sucesso; criando parcerias duplas, erradicando obstáculos e ativando o papel da rede em escala global.
Na parte de trás da conferência, e durante um painel de discussão, Al Basti sublinhou os esforços de Dubai em adaptar-se às mudanças climáticas e reduzir as emissões de gases de efeito estufa em linha com os objetivos do Plano de Dubai 2021 para promover a sustentabilidade, uso de energia limpa fontes e proteção dos recursos naturais. Além disso, Al Basti forneceu uma visão geral dos recentes esforços do Dubai no uso da ciência comportamental para fortalecer a sustentabilidade ambiental.
Ele explicou que o governo de Dubai lançou vários programas destinados a melhorar a eficiência comportamental, em linha com os planos do emirado de reduzir a demanda de energia e água em 30% até 2030. Ou seja, a Autoridade de Eletricidade e Água de Dubai (DEWA) lançou um novo programa, “Minha Vida Sustentável”, que visa motivar os moradores de Dubai a melhorar seus comportamentos de uso de energia, observou Al Basti.
Al Basti também abordou a Estratégia de Transporte Autônomo de Dubai, lançada pela Autoridade de Transporte e Estradas, que visa transformar 25% das soluções de transporte totais de Dubai em transporte autônomo até 2030.
Em 2015, Dubai se juntou ao grupo de elite de cidades da rede C40 Cities para enfrentar os desafios da mudança climática. Em 2017, Dubai nomeou um representante da Secretaria-Geral do Conselho Executivo de Dubai como membro do Comitê Diretivo da rede C40 Cities, que é composto por 17 membros representando diferentes áreas geográficas. Dubai representa 11 cidades em todo o sul e oeste da Ásia, liderando os esforços para enfrentar os desafios que estão dominando o mundo e afetando as mudanças climáticas.
Desde que ingressou no C40, Dubai participou de vários workshops, conferências e fóruns globais para transmitir suas experiências e histórias de sucesso no campo de infraestrutura sustentável, mudanças climáticas, redução de resíduos e emissões de gases do efeito estufa. (#Envolverde)