E se o seu leitor eletrônico apagar sua biblioteca?
Editoras virtuais como a Amazon podem apagar a memória do seu e-reader, como já fizeram em diversos casos. Todo mundo conhece a sensação de perder um livro querido, mas perder uma biblioteca inteira é completamente diferente.
Editoras virtuais como a Amazon podem apagar a memória do seu e-reader, como já fizeram em diversos casos.
Todo mundo conhece a sensação de perder um livro querido, mas perder uma biblioteca inteira é completamente diferente. Martin Bekkelund, um escritor especializado em tecnologias norueguesas, recentemente postou em um blog o relato a respeito de uma mulher cujo leitor eletrônico teve a memória apagada pela Amazon porque a loja virtual alegou que sua conta estava vinculada a uma conta que havia sido bloqueada. Os seus livros não podiam ser lidos e nenhum reembolso foi oferecido.
Apesar de a biblioteca da mulher em questão ter sido recuperada, já aconteceram muitos outros incidentes semelhantes. Em 2009, um problema de direitos autorais fez com que a Amazon apagasse remotamente cópias de “A Revolução dos Bichos” e “1984”, dois livros escritos por George Orwell, de milhares de Kindles (o que prova, mais uma vez, que a realidade frequentemente supera a ficção). Dessa vez a empresa ofereceu um reembolso e seu fundador, Jeff Bezos, pediu desculpa a seus clientes.
É surpreendente o fato de algo assim ser possível. Afinal, uma livraria de rua não removeria espontaneamente partes de um livro que se encontrassem na casa e um cliente, independente das infrações de direito autoral cometidas. Mas, diferentemente dos livros de papel, os consumidores não “possuem” de fato os livros que compram. Na verdade, os livros são licenciados para o comprador, que não podem revendê-lo e há restrições ao empréstimo. A transação se assemelha mais a um aluguel do que a uma compra propriamente dita. Ademais, os vendedores de livros eletrônicos têm a capacidade de tomá-los de volta sem aviso algum.
* Publicado originalmente na The Economist e retirado do site Opinião e Notícia.




