GENEBRA, 17 de abril (WAM) – A Iniciativa de Erradicação Global da Pólio (IME) anunciou ontem que os Emirados Árabes Unidos (EAU) completaram o compromisso de 120 milhões de dólares realizado pelo xeque Mohamed bin Zayed Al Nahyan, príncipe herdeiro da Abu Dhabi e comandante supremo das Forças Armadas dos Emirados Árabes Unidos. O país desembolsou os 12 milhões de dólares finais da promessa de 120 milhões feita no World Vaccine Summit 2013 em Abu Dhabi.
“Agradecemos a UAE pelo seu generoso apoio a longo prazo e firme compromisso com uma erradicação do pólio, e particularmente o compromisso pessoal do xeque Mohamed bin Zayed Al Nahyan, príncipe herdeiro de Abu Dhabi”, disse Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS . “Este é o tipo de apoio que irá garantir a vacinação até uma última criança para completar o trabalho e mostrar como a prestação de cuidados de saúde é para todos.”
A poliomielite é uma doença altamente contagiosa que pode causar paralisia crônica, mas é perfeitamente evitável com vacinas. Apenas três países ainda estão combatendo a doença: Afeganistão, Paquistão e Nigéria. Quando os esforços de erradicação da pólio começaram em 1988, 350 milhões de crianças foram paralisadas pela pólio a cada ano em 125 países.
Os esforços de erradicação progrediram excessivamente desde então e, em 2017, apenas 22 casos foram registrados, o menor número já registrado. No entanto, os diferenciais fundamentais permanecem. Alcançar as crianças mais vulneráveis com uma vacina contra a poliomielite é dificultado por uma série de barreiras que incluem o terreno difícil, a insegurança e o deslocamento em larga escala da população.
Após a Cúpula Mundial de Vacinas, os Emirados Árabes Unidos expandiram suas funções através do Programa de Assistência dos Emirados Árabes Unidos (UAE-Paquistão Programa de Assistência – UAE-PAP), para garantir mais realizações onde fosse mais necessário. Por meio da iniciativa “Campanha para controlar a pólio dos Emirados”, os Emirados Árabes Unidos ajudaram a impulsionar os esforços de erradicação em campo nas comunidades mais vulneráveis do Paquistão.
Os Emirados Árabes Unidos há muito tempo apoiam o programa de erradicação do pólio. A 120 milhões prometidos em 2013, o xeque Mohamed bin Zayed acrescentou outros 30 milhões para a erradicação da poliomielite, anunciado por Bill Gates na Convenção Internacional de Rotary em Atlanta, EUA, em junho de 2017. Com compromissos adicionais em 2011 e 2014, os Emirados Árabes Unidos contribuíram no total de 167,8 milhões de dólares desde 2011 para ajudar a eliminar a poliomielite, com o apoio direto para o Paquistão, Afeganistão, Somália, Etiópia, Quénia e Sudão. (#Envolverde)