Arquivo

EAU: É necessário explorar culturas não tradicionais e tecnologias de economia de água

DUBAI, 10 de abril (WAM) – A necessidade de explorar as culturas e tecnologias não-tradicionais podem desempenhar um papel importante para contribuir para a segurança alimentar no futuro nos Emirados Árabes Unidos (EAU) foi enfatizado nas mesas redondas e debates abertos organizado na segunda-feira pelo Centro Internacional de Agricultura Biosalina (ICBA) em Dubai.

Mariam Hareb Almheiri, Ministro de Estado para a Segurança Alimentar, destacou a importância do desenvolvimento de novos métodos de horticultura “que consomem menos energia e reduzem o estresse sobre os nossos recursos hídricos”.

Por quase duas décadas, o ICBA tem identificado, testando e introduzindo culturas e tecnologias alternativas e não tradicionais que ajudam a produzir mais alimentos, economizar mais recursos e proteger o meio ambiente. O centro desenvolveu e aplicou experimentalmente uma ampla gama de soluções adequadas em condições altamente salinas e áridas em diferentes regiões do mundo.

O centro testou sua tecnologia de baixo custo em testes de campo para melhorar o solo e a produção de culturas. Testes mostraram que o biocarbono melhora significativamente a fertilidade do solo, ajuda a economizar de 30 a 35% de água e nutrientes do solo e mitiga as emissões de dióxido de carbono.

A fim de melhorar a eficiência de energia e de água na produção hortícola em condições locais, o ICBA também completou um estudo comparativo de longo prazo do cultivo de pepino, tomate, pimenta e outros vegetais em uma estufa de alta tecnologia amplamente utilizada e em uma tradicional casa de sombra.

A pesquisa mostrou que o resfriamento da estufa é o processo que requer mais água, uma vez que consome 1,6 vez mais água do que a quantidade necessária para regar o pepino. Em contraste, o sistema de nebulização na casa de sombra exigia aproximadamente 20% da água usada para irrigar o pepino. Os dados também mostraram que a estufa consumiu 62 vezes mais energia que a casa de sombra.

Ano após ano, a investigação do ICBA tem demonstrado que existem várias culturas e tecnologias alternativas não tradicionais que são bem adaptadas às condições dos Emirados Árabes Unidos e pode ser parte de uma ampla gama de soluções para garantir a segurança alimentar futura no país (#Envolverde)