Arquivo

EAU e Rússia enviarão primeiro astronauta dos Emirados ao espaço

DUBAI, 21 de junho de 2018 (WAM) – Xeque Mohammed bin Rashid Al Maktoum, vice-presidente dos Emirados Árabes Unidos, primeiro-ministro e governante de Dubai, disse que enviar o primeiro astronauta dos Emirados ao espaço anunciará o início de uma nova era para os Emirados Árabes Unidos e representa mais um passo para alcançar a visão e as aspirações do país no setor espacial.

Seu comentário foi feito quando os Emirados Árabes Unidos, representados pelo Centro Espacial Mohammed Bin Rashid (MBRSC) e a Agência Espacial Russa (Roscosmos) assinaram um acordo de cooperação para enviar o primeiro astronauta dos Emirados ao espaço para participar de pesquisas científicas como parte da missão espacial russa à Estação Espacial Internacional (ISS), a bordo da nave espacial Soyuz-MS.

Yousuf Hamad Al Shaibani, Diretor Geral da MBRSC, e Sergey Krikalev, Diretor Executivo de Programas de Voos Espaciais Tripulados da Roscosmos, assinaram o acordo à margem da UNISPACE +50, um simpósio e uma reunião especial de alto nível do Comitê sobre os Usos Pacíficos de Outer Space sendo realizado em Viena de 18 a 22 de junho.

“Os EAU assinaram um acordo histórico para enviar o primeiro astronauta dos Emirados à Estação Espacial Internacional. A jornada que começamos há 12 anos está começando a dar frutos”, disse o xeque Mohammed. “Nossa visão para desenvolver o setor espacial nacional está sendo realizada com o desenvolvimento de uma espaçonave, a construção de nossa primeira instalação local de fabricação de satélites, o treinamento dado aos astronautas dos Emirados e o lançamento de um abrangente programa científico e de pesquisa. Vamos celebrar o 50º aniversário dos Emirados Árabes Unidos em 2021, e vamos presentear essas conquistas às nossas futuras gerações para que seus sonhos sempre comecem do céu”, acrescentou o xeque Mohammed.

Ele também disse que o acordo fornece um ímpeto para o avanço das futuras ambições espaciais dos Emirados Árabes Unidos, que incluem a construção do primeiro assentamento humano habitável em Marte, como parte do projeto de 2117 Marte.

O xeque Hamdan bin Mohammed Rashid Al Maktoum, príncipe herdeiro de Dubai e presidente do Conselho Executivo de Dubai, presidente do MBRSC e supervisor geral de todos os projetos e planos estratégicos e de desenvolvimento do Centro, disse que o primeiro astronauta dos Emirados viajará para o espaço dentro um ano após o Programa de Astronautas dos Emirados Árabes Unidos criar uma lista final de candidatos no âmbito do Programa Nacional Espacial.

Quatro candidatos serão selecionados dentre os 95 candidatos pré-selecionados, sendo 75 homens e 20 mulheres entre 23 e 48 anos. (#Envolverde)