ABU DHABI, 11 de abril (WAM) – Os Emirados Árabes Unidos (EAU) foram nomeados pelo quinto ano consecutivo o maior doador mundial de ajuda ao desenvolvimento em proporção ao seu rendimento nacional bruto (RNB) pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que é uma fonte de orgulho e honra para toda a nação, disse um jornal dos EAU.
“O caminho da benevolência foi capturado de forma eficaz, o pai fundador da nação, o falecido Sheikh Zayed bin Sultan Al Nahyan. Até hoje, seu generoso legado foi mantido vivo, atravessando todas as fronteiras e barreiras para tocar os corações das pessoas em quase todos os países “, disse” The Gulf Today “em um editorial na quarta-feira.
Os EAU ultrapassaram a meta das Nações Unidas de 0,7% de ajuda oficial ao desenvolvimento em proporção ao seu PIB, doando 19,32 bilhões de dólares australianos (5,26 bilhões de dólares), um 18,1% em relação a 2016, representando 1,31% do seu RNB para assistência oficial ao desenvolvimento em 2017.
“Até 54 por cento do valor da ajuda são subsídios não reembolsáveis para apoiar os planos de desenvolvimento dos beneficiários, num total de 147 países, 40 dos quais estão entre os menos desenvolvidos nos diferentes continentes”, acrescentou o editorial.
Desde a sua criação, os EAU contribuíram enormemente para os esforços internacionais de desenvolvimento sustentável e a resposta humanitária às crises e desastres globais. O compromisso da nação com a filantropia e assistência humanitária é total e inspirador. Em dezembro de 2016, o presidente Sheikh Khalifa bin Zayed Al Nahyan declarou 2017 como o “Ano da Doação”, em que três pilares fundamentais se destacaram ao longo do ano: Responsabilidade Social Empresarial (RSE), voluntariado e de serviço à nação.
O Ano da Doação viu o desenvolvimento de vários quadros abrangentes através de várias iniciativas, estratégias e programas que consolidaram os valores de doação e filantropia entre cidadãos e residentes dos EAU.
O jornal citou as palavras do xeque Zayed: “Acreditamos que o benefício da fortuna que Deus nos concedeu deve ser estendido para cobrir nossos irmãos e amigos”.
O jornal Sharjah concluiu dizendo: “É bom ver que o anúncio de que os Emirados Árabes Unidos é o maior doador de ajuda humanitária no mundo coincide com a celebração do centenário do Sheikh Zayed e a designação de 2018 como o Ano de Zayed”. (#Envolverde)