Brasil: Governo menospreza potencial eólico
México: Projeto mesoamericano para zonas áridas
Argentina: Aprendendo a lidar com pesticidas na escola
Honduras: Recursos para adaptação climática em áreas indígenas

***************************************
BRASIL – Governo menospreza potencial eólico

Rio de Janeiro, 27 de junho de 2011 (Terramérica).- A força dos ventos é uma fonte de energia abundante no Brasil, mas não tem prioridade nos planos do governo, diz um estudo do Instituto de Eletrotécnica e Energia da Universidade de São Paulo.

Com potencial gerador de até 143 gigawatts, aproveita-se apenas um gigawatt, equivalente a apenas 0,88% da energia disponível atualmente no Brasil. Os projetos existentes ampliarão a capacidade eólica para seis gigawatts em 2019.

“O potencial eólico foi quantificado em 2001. Hoje, há torres mais altas que podem aumentá-lo. A escassa experiência com a tecnologia é uma das causas da falta de investimentos”, disse ao Terramérica a responsável pela pesquisa, Juliana Chad.

“O desenvolvimento de mecanismos de pesquisa e programas de incentivo podem mudar esse quadro”, acrescentou.

O estudo diz que o Nordeste é a região mais propícia para geração eólica, com metade do potencial nacional.

***************************************
MÉXICO – Projeto mesoamericano para zonas áridas

Cidade do México, 27 de junho de 2011 (Terramérica).- Comunidades marginalizadas de quatro Estados do Sul do México e do departamento guatemalteco de Baja Verapaz participarão de um projeto para melhorar o manejo dos recursos naturais em áreas de pouca chuva.

A iniciativa “Conservação e Manejo Sustentável de Terras Secas Mesoamericanas” será executada no prazo de três anos, com financiamento de US$ 1,3 bilhão em Baja Verapaz e nos Estados mexicanos de Veracruz, Puebla, Oaxaca e Chiapas.

Promovem o projeto a União Europeia, os escritórios da organização humanitária Oxfam no México e na Grã-Bretanha, e a Rede Mexicana de Esforços Contra a Desertificação e a Degradação dos Recursos Naturais.

“Busca-se potencializar os processos locais de produção agrícola e aprofundar-se em conhecimentos técnicos e empíricos das comunidades e no manejo sustentável de terra, energia e água nas atividades produtivas e de conservação”, disse ao Terramérica a coordenadora de campanhas da Oxfam México, Dolores Rojas.

***************************************
ARGENTINA – Aprendendo a lidar com pesticidas na escola

Buenos Aires, 27 de junho de 2011 (Terramérica).- O governo da Argentina desenvolve um programa de educação sobre manejo seguro de pesticidas para alunos de escolas rurais primárias na província de Mendoza.

Trata-se de informar sobre o uso seguro desses produtos químicos com a ideia de que “educando as crianças chegamos aos pais”, disse ao Terramérica o funcionário do Instituto Nacional de Tecnologia Industrial, Maximiliano Caballero.

O programa acontece em Mendoza a pedido do Departamento de Toxicologia do Ministério da Saúde do distrito. Dos 103 casos de intoxicação por pesticidas registrados em 2010 no país, 49 foram nessa província e quase a metade era de crianças, disse Caballero.

Crianças e adolescentes não só estão expostos a estas substâncias tóxicas por viverem no campo, como alguns trabalham junto de seus pais na agricultura e, portanto, lidam com pesticidas.

***************************************
HONDURAS – Recursos para adaptação à mudança climática em áreas indígenas

Tegucigalpa, 27 de junho de 2011 (Terramérica).- Quatro projetos de adaptação à mudança climática começaram a ser executados em junho em outros tantos departamentos indígenas de Honduras.

Trata-se de Ocotepeque, Copán, Lempira, onde habitam etnias chortis, e Atlántida, onde predominam os garífunas.

Ali serão feitos muros de contenção e pontes em áreas frequentemente afetadas por inundações, disse ao Terramérica o titular da Comissão Permanente de Contingências, Lisandro Rosales.

Os trabalhos se apoiarão na participação da sociedade civil e serão financiados por um empréstimo de US$ 19 milhões concedidos pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). No total, estão planejados 55 projetos para as diferentes regiões do país.

Artigo produzido para o Terramérica, projeto de comunicação dos Programas das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e para o Desenvolvimento (Pnud), realizado pela Inter Press Service (IPS) e distribuído pela Agência Envolverde