ECOBREVES

Chile: Indígenas pedem novo estudo ambiental para Pascua Lama Brasil: Google oferece visitas virtuais a áreas protegidas Cuba: Outra maneira de secar roupa ao Sol Honduras: Mulheres resgatam mangues   ********************************************* CHILE – Indígenas pedem novo estudo ambiental para Pascua Lama Santiago, 29 de julho de 2013 (Terramérica).

Atualizado em 29/07/2013 às 13:07, por Ana Maria.

Chile: Indígenas pedem novo estudo ambiental para Pascua Lama

Brasil: Google oferece visitas virtuais a áreas protegidas

Cuba: Outra maneira de secar roupa ao Sol

Honduras: Mulheres resgatam mangues

 

*********************************************

CHILE – Indígenas pedem novo estudo ambiental para Pascua Lama

Santiago, 29 de julho de 2013 (Terramérica).- Indígenas diaguitas do Vale do Huasco, norte do Chile, apelaram para uma resolução judicial sobre a construção da mina de ouro e prata Pascua Lama e pediram um novo estudo de impacto ambiental.

A construção da parte chilena do projeto binacional, situado na fronteira com a Argentina, está paralisada desde abril, quando a justiça aceitou uma queixa dos diaguistas, denunciando contaminação de água e o consequente efeito negativo em sua saúde.

“Queremos que seja confirmada a paralisação e que esta permaneça até ser feito um novo estudo de impacto ambiental”, disse ao Terramérica o advogado Lorenzo Soto, que representa 13 das organizações formadas por mais de três mil diaguitas.

Soto descartou que as comunidades queiram paralisar definitivamente o projeto e assegurou que “os diaguitas não têm posições moralistas nem ideológicas a respeito do que é fazer mineração. Se um projeto demonstra sustentabilidade ambiental e responsabilidade social pode ser admitido”, afirmou. Contudo, Pascua Lama “não apresenta nenhuma das condições mínimas”, ressaltou. Envolverde/Terramérica

 

*********************************************

BRASIL – Google oferece visitas virtuais a áreas protegidas

Rio de Janeiro, 29 de julho de 2013 (Terramérica).- As áreas protegidas do Brasil poderão ser conhecidas a partir de qualquer lugar do mundo, em um passeio virtual que será oferecido pelo projeto Park View, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em associação com o Google.

Observar trilhas, rios, florestas, cascatas e a fauna e flora será possível mediante imagens semelhantes às do Street View, também do Google, em vias urbanas. O programa começará com 30 das 313 unidades de conservação brasileiras.

As imagens, captadas por equipamentos eletrônicos acoplados em mochilas, triciclos e barcos, permitirão acesso inclusive a lugares onde não entram veículos e estarão disponíveis dentro de seis a oito meses.

“O principal objetivo é estimular o turismo nas unidades que admitem visitas, além de difundir conhecimento sobre elas”, explicou ao Terramérica o presidente do ICMBio, Roberto Vizentin. Envolverde/Terramérica

 

*********************************************

CUBA – Outra maneira de secar roupa ao Sol

Havana, 29 de julho de 2013 (Terramérica).- Uma arquiteta cubana projetou um secador de roupas que aproveita o calor do Sol, elimina os inconvenientes da secagem à intempérie, e não precisa de energia elétrica.

Dania González publicou na edição 61 da revista Energia e Tú o desenho deste secador que se coloca nas fachadas dos prédios para ser usado a partir do interior dos apartamentos, e está projetado para a moradia social em Cuba e outras latitudes.

“Consiste de um gabinete em cujo interior é pendurada a roupa para ser seca com o ar que sobe, devido ao aproveitamento da energia solar”, explicou González ao Terramérica.

O gabinete, composto por vidro e lâminas metálicas de cor preta, “pode ser construído artesanal ou industrialmente”, detalhou a arquiteta, diretora de pós-graduação do Instituto Superior Politécnico José Antonio Echeverría.

O aparelho protege a roupa da radiação solar direta, que tem efeito descolorante, de chuvas repentinas e da sujeira do meio ambiente. Além disso, melhora a imagem urbana, afetada pelos varais que as pessoas colocam em qualquer lugar. Envolverde/Terramérica

 

*********************************************

HONDURAS – Mulheres resgatam mangues

Tegucigalpa, 29 de julho de 2013 (Terramérica).- Trinta e três famílias de quatro comunidades da baía hondurenha de Chismuyo se preparam para reflorestar 20 hectares de mangue, sob a liderança das mulheres.

O projeto, no departamento de Choluteca, também fornece reciclagem de resíduos, conhecimento de normas ambientais, proteção da mudança climática e recuperação de espécies de moluscos ameaçados de extinção.

As comunidades beneficiadas são La Brea, Água Fria e Playa Grande, localizadas em uma área da baía que faz parte das áreas protegidas de Honduras, disse ao Terramérica o membro do comitê diretor do Programa de Pequenas Doações (SGP) da Organização das Nações Unidas, Carlos Cerrato.

O PPD vai fornecer US$ 30 mil em 18 meses e as comunidades assumirão uma contrapartida US$ 20 mil em mão de obra e apoio logístico. Envolverde/Terramérica

 

Artigo produzido para o Terramérica, projeto de comunicação apoiado pelo Banco Mundial Latin America and Caribbean, realizado pela Inter Press Service (IPS) e distribuído pela Agência Envolverde.


    Leia também: