Cuba: Construção do primeiro edifício ecológico
Brasil: Bagaço da uva na indústria cosmética
Venezuela: ONG pede o fim da captura de botos cor-de-rosa
Honduras: Governo impulsiona sistemas agroflorestais

****************************************
CUBA – Construção do primeiro edifício ecológico

Havana, 6 de junho de 2011 (Terramérica).- Cuba terá seu primeiro edifício econômico, equipado com tecnologias para o uso eficiente de água e energia elétrica, graças a um projeto apoiado pela Noruega e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

O prédio, de 16 apartamentos, foi construído em Havana pelo Centro Técnico para o Desenvolvimento de Materiais da Construção de Cuba (CTDMC). “Será um ganho para o meio ambiente e contribuirá para a economia de água, que é escassa em Cuba”, disse ao Terramérica a primeira-secretária da embaixada da Noruega, Anne Heidi Kvalsøren.

O prédio será inaugurado após especialistas noruegueses certificarem a tecnologia utilizada, acrescentou.

O equipamento inclui tanques de coleta e tratamento de esgoto para produzir fertilizantes e aproveitar o líquido na irrigação, além da produção de biogás, que alimentará a iluminação externa.

****************************************
BRASIL – Bagaço da uva na indústria cosmética

Rio de Janeiro, 6 de junho de 2011 (Terramérica).- O bagaço e as sementes de uva que são descartadas pela indústria de vinho e sucos são uma alternativa de renda para os produtores, afirma um estudo da Unidade de Agroindústria de Alimentos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

“O bagaço e a semente da uva possuem componentes bioativos, como substâncias antioxidantes ,que retardam o envelhecimento, e o resveratrol, que reduz o colesterol ruim e aumenta o bom. Podem ser aproveitadas principalmente na indústria de cosméticos e saúde”, disse ao Terramérica a coordenadora de Projetos, Lourdes Maria Correa Cabral.

A pesquisa, que terminará no primeiro semestre de 2012, também pode viabilizar a produção de bebidas lácteas e sucos enriquecidos.

“Uma pequena parte dos resíduos dessa indústria é devolvida ao campo como fertilizante, mas a maior parte é descartada. Dar-lhe um destino correto lhe agrega valor e reduz o impacto ambiental”, acrescentou Lourdes Maria.

****************************************
VENEZUELA – ONG pede o fim da captura de botos cor-de-rosa

Caracas, 6 de junho de 2011 (Terramérica).- Ambientalistas querem que o governo da Venezuela proíba a captura do boto cor-de-rosa (Inia feoffrensis), conhecido como golfinho do Amazonas, depois que quatro animais que viviam no aquário de Valencia morreram pela contaminação de suas piscinas em janeiro e abril deste ano.

“É horrível o plano da Prefeitura de Valencia de se dirigir ao Parque Nacional Aguaro-Guariquito e retirar exemplares livres de uma espécie ameaçada de extinção para levá-los para um cativeiro onde possivelmente morrerão”, disse ao Terramérica a presidente da Fundação Asoguau, Nathalie Castillo

“Pedimos ao Ministério do Meio Ambiente que negue autorização para essas capturas”, acrescentou. A Sociedade Mundial para a Proteção Animal aderiu à campanha.

****************************************
HONDURAS – Governo impulsiona sistemas agroflorestais

Tegucigalpa, 6 de junho de 2011 (Terramérica).- O governo de Honduras implementará, em várias regiões do país, um programa de sistemas agroflorestais que combinam árvores, cultivos agrícolas e pecuária, para melhorar a alimentação e a blindagem aos impactos da mudança climática.

Honduras é um país ecologicamente muito frágil, e estes sistemas agroflorestais permitem reduzir essa vulnerabilidade com técnicas apropriadas de manejo de solo, água, nutrientes e cultivos agrícolas e florestais, disse ao Terramérica o ministro da Agricultura e Pecuária, Jacobo Regalado.

Para isso, o governo busca alianças com entidades não governamentais e a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), com ampla experiência na região centro-americana.

Artigo produzido para o Terramérica, projeto de comunicação dos Programas das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e para o Desenvolvimento (Pnud), realizado pela Inter Press Service (IPS) e distribuído pela Agência Envolverde.