Argentina: Onça-pintada em perigo
Brasil: Água purificada com casca de coco
Honduras: Acordo social para preservar florestas
********************************************
ARGENTINA – Onça-pintada em perigo
Buenos Aires, 11 de julho de 2011 (Terramérica).- A Fundação Vida Silvestre Argentina (FVSA) lançou um chamado para implementação urgente de medidas para a conservação da onça-pintada (Panthera onca), o maior felino da América.
Segundo a organização, na Argentina restam menos de 200 exemplares de onça-pintada espalhados em seis províncias. A espécie foi declarada Monumento Natural Nacional em 2001 e é controlada pela FVSA.
“O desmatamento causado pela expansão da fronteira agropecuária e a falta de implementação efetiva de leis vigentes, como a de florestas nativas, colocam a onça-pintada em uma situação muito delicada”, disse ao Terramérica o diretor-geral da FVSA, Diego Moreno.
O que a conservação desta espécie requer é a garantia de financiamento da Lei de Florestas, já sancionada, e a aprovação de um plano de manejo para sua sobrevivência, afirmou Moreno.
********************************************
BRASIL – Água purificada com casca de coco
Rio de Janeiro, 11 de julho de 2011 (Terramérica).- Um filtro feito com casca de coco, bambu e areia é capaz de purificar água de esgoto. Trata-se de um método desenvolvido por pesquisadores da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Campinas, apresentado como alternativa barata de saneamento, ideal para pequenas unidades.
“A técnica é simples: usamos um reator de aço inoxidável, onde colocamos os dejetos retidos por uma armação de bambu e a água é purificada passando por um filtro de casca de coco e areia. A eficiência na retirada de impurezas é de 70%”, disse ao Terramérica a responsável pelo projeto, Luana Mattos.
Outro fato positivo é que a água purificada recebe 82% de nitrato e outros nutrientes, tornando-se ideal para fertilização. “O método pode ser aplicado em comunidades do Nordeste do país, onde o coco é abundante. Agora pretendemos realizar testes em grande escala”, disse a pesquisadora.
********************************************
HONDURAS – Acordo social para preservar florestas
Tegucigalpa, 11 de julho de 2011 (Terramérica).- Moradores, autoridades e grupos ecologistas do município de Ojojona, no departamento de Francisco Morazán, a 20 minutos de carro de Tegucigalpa, concordaram com a proibição de 40 anos para uso das florestas, da região a fim de protegê-las do desmatamento.
O prefeito de Ojojona, Abelardo Martínez, disse ao Terramérica que, após uma ampla consulta participativa, se chegou a um acordo para “cerrar fileiras em favor de nossa natureza, porque estamos perdendo as florestas e existe consciência de que isto deve parar”.
A comunidade de Ojojona tem no turismo sua principal fonte de renda. A região se destaca por seu artesanato com barro e sua geografia, que inclui uma cadeia montanhosa coberta por 15 mil hectares de floresta.
Entre os pontos do acordo está a implementação, nos próximos três meses, de programas de capacitação em manejo e conservação florestal, bem como em vigilância por parte da sociedade civil para impedir o desmatamento.
Artigo produzido para o Terramérica, projeto de comunicação dos Programas das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e para o Desenvolvimento (Pnud), realizado pela Inter Press Service (IPS) e distribuído pela Agência Envolverde.