Venezuela: Sindicalistas denunciam contaminação
Brasil: Aumenta consumo de produtos orgânicos
Honduras: Madeireiros reclamam transparência do governo

*************************************
VENEZUELA – Sindicalistas denunciam contaminação

CARACAS, 1º de agosto de 2011 (Terramérica).- Trabalhadores da fábrica estatal de alumínio Venalum, na cidade de Guayana, denunciaram que, por falta de reparos, não funciona a central que processa gases tóxicos, como tolueno e benzeno, que são lançados diretamente na atmosfera.

Esses gases, que se desprendem da cocção dos ânodos no processo de redução do metal, “saem sem filtragem pela chaminé e são respirados pelos trabalhadores da Venalum, pelos da vizinha Siderúrgica do Orenoco, bem como pelos habitantes de comunidades vizinhas”, disse ao Terramérica o dirigente sindical Luis Vásquez.

Os trabalhadores da siderúrgica também denunciaram o funcionamento deficiente das “casas de fumaça”, que filtram o pó de ferro que emana da fundição, o que forma um coquetel tóxico, acrescentou Vásquez, dirigente do Sindicato Único de Trabalhadores Profissionais Universitários da Indústria Venezuelana do Alumínio.

*************************************
BRASIL – Aumenta consumo de produtos orgânicos

RIO DE JANEIRO, 1º de agosto de 2011 (Terramérica).- O consumo de alimentos orgânicos cresce entre 20% e 30% ao ano no Brasil, segundo o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

O cultivo desses alimentos se faz principalmente na agricultura familiar, que fornece 70% do que comem os brasileiros. “Além de demonstrar um comportamento mais consciente dos consumidores, os dados são economicamente positivos”, disse ao Terramérica o coordenador de Agroecologia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Rogério Dias.

“O cultivo de orgânicos não precisa de insumos, como fertilizantes e agrotóxicos, usados na agricultura tradicional e importados em sua maior parte”, acrescentou.

Sua expansão se deve também a incentivos do MDA, que apoia projetos de assistência técnica e linhas de crédito para a agricultura familiar orgânica. “Ensinamos a produção sem agrotóxicos e insumos químicos e oferecemos condições financeiras para os produtores”, afirmou Dias.

*************************************
HONDURAS – Madeireiros reclamam transparência do governo

TEGUCIGALPA, 1º de agosto de 2011 (Terramérica).- A Associação de Madeireiros de Honduras cobrou do governo ações “mais transparentes” em suas medidas de proteção da floresta e nas atividades e investimentos feitos pelas forças armadas por meio de seus batalhões verdes.

Ramón Álvarez, diretor da entidade, disse ao Terramérica que a informação pública sobre gestão dos órgãos de controle da floresta, incluindo os militares, exige “mais transparência e prestação de contas, se a intenção é reduzir a percepção de corrupção no setor florestal”.

Os madeireiros entregaram, há um mês, uma proposta ao presidente, Porfírio Lobo, para começar um plano conjunto de manejo da floresta e de apoio ao setor industrial florestal, mediante plantio de espécies latifoliadas (com copa de folhas largas) que possam ser usadas na indústria da madeira.

Honduras conta com mais de cinco milhões de hectares de floresta, metade floresta latifoliada.

Artigo produzido para o Terramérica, projeto de comunicação dos Programas das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e para o Desenvolvimento (Pnud), realizado pela Inter Press Service (IPS) e distribuído pela Agência Envolverde.