Brasil: Resíduos de saneamento para fabricar concreto
Argentina: Começa semana do cinema ambiental
México: Pedida consulta pública sobre projeto hoteleiro
**************************************

BRASIL – Resíduos de saneamento para fabricar concreto

Rio de Janeiro, 22 de agosto de 2011 (Terramérica).- Uma técnica que aproveita resíduos do saneamento básico para fazer concreto foi desenvolvida pela Escola de Engenharia de São Carlos, da Universidade de São Paulo (USP).

À mistura do concreto adiciona-se 10% da lama formada pelo dejeto no tratamento da água junto com cloreto de polialumínio composto, um produto coagulante.

“Os resultados são satisfatórios: amplia-se o volume de concreto sem reduzir a resistência nem aumentar custos. Além disso, esse destino dado ao resíduo evita que acabe sendo despejado em corpos de água”, explicou ao Terramérica o coordenador da pesquisa, Valdir Schalch.

A presença de metais pesados na lama, como chumbo e cádmio, faz com que seja recomendável o uso desse concreto apenas em passeios públicos, onde “os metais ficam envolvidos”, por outro lado, “não o recomendamos para produção de blocos destinados à construção de moradias, porque não há normas reguladoras” sobre a proporção de metais, acrescentou Schalch.

**************************************
ARGENTINA -Começa semana do cinema ambiental

Buenos Aires, 22 de agosto de 2011 (Terramérica).- Com um concurso de curta-metragem começará na Argentina, no dia 25, a segunda edição do Green Film Fest, uma mostra internacional de cinema ambiental.

O certame, apoiado por organizações ambientalistas argentinas, vai até o dia 31 deste mês e apresentará em Buenos Aires 12 longas de diferentes países, alguns já premiados em outros festivais.

Entre eles estão o documentário indicado para o Oscar 2011 “Gas Land”, do cineasta norte-americano Josh Fox, e a produção brasileiro-britânica “Waste Land”, dos diretores Lucy Walker, Karen Harley e João Jardim.

Trata-se de “utilizar o cinema para criar consciência e sensibilizar as pessoas sobre os temas ambientais de uma maneira que leve informação e entretenimento”, disse ao Terramérica uma das organizadoras do festival, Mariela Sosa.

Nesta edição, será apresentado pela primeira vez Viveiro – Concurso Nacional de Curta-Metragens Ambientais.

**************************************
MÉXICO – Pedida consulta pública sobre projeto hoteleiro

Cidade do México, 22 de agosto de 2011 (Terramérica).- O Centro Mexicano de Direito Ambiental (Cemda) e Los Cabos Coastkeeper pediram ao Ministério do Meio Ambiente e de Recursos Naturais do México que faça uma consulta pública sobre um complexo turístico no Estado da Baixa Califórnia Sul.

“A participação pública na gestão ambiental, e em um projeto deste tipo, é um direito garantido pela Constituição e por tratados internacionais. Esperamos que haja participação da população”, disse ao Terramérica o coordenador regional do Cemda no noroeste do país, Agustín Bravo.

O projeto consumirá grande quantidade de água e eletricidade e vai gerar resíduos em uma área frágil, segundo as organizações.

Patrocinado por dois consórcios espanhóis, o complexo hoteleiro Grand Coral Los Cabos consiste na construção de 36.596 quartos, campos de golfe e infraestrutura urbana no município de Los Cabos, a 30 quilômetros da reserva de Cabo Pulmo.

Artigo produzido para o Terramérica, projeto de comunicação dos Programas das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e para o Desenvolvimento (Pnud), realizado pela Inter Press Service (IPS) e distribuído pela Agência Envolverde.