Brasil: Descoberta molécula que transforma o gás carbônico
Venezuela: Árvores versus moradias
Honduras: Militares reflorestam 11 mil hectares

***********************************
BRASIL – Descoberta molécula que transforma o gás carbônico

Rio de Janeiro, 12 de setembro de 2011 (Terramérica).- Uma molécula que converte o gás carbônico em substâncias de uso em indústrias químicas foi descoberta na Universidade Estadual Paulista, e pode contribuir para a economia e a mitigação do aquecimento global.

Denominada BDN, a molécula é uma base orgânica nitrogenada que captura o dióxido de carbono (CO²) em uma ligação molecular, formando carbamatos, compostos que liberam o gás seletivamente. Essa emissão é controlada pela temperatura à qual se submete o composto.

“Além de uma possível forma de controlar a emissão de CO², um dos gases causadores do efeito estufa, os carbamatos podem substituir tecnologias que empregam reativos tóxicos em indústrias para preparar compostos orgânicos, como pesticidas e medicamentos”, explicou ao Terramérica um dos responsáveis pela pesquisa, Eduardo Pérez González.

“Sabíamos que o DBN pode capturar CO² na presença de água, mas a reação química sem esta amplia os usos possíveis”, acrescentou.

***********************************
VENEZUELA – Árvores versus moradias

Caracas, Venezuela, 12 de setembro de 2011 (Terramérica).- A construção de moradias em áreas descampadas, no centro de cidades venezuelanas como Caracas, incide sobre as árvores que, por anos, circundaram esses lotes de terrenos que mudam rapidamente de uso.

“As árvores são transplantadas, mas de nada serve isso se ninguém cuidar delas e despojarem os moradores de nossas áreas de seu senso de pertinência. Se áreas que pensávamos como verdes têm outro uso, deve-se atender a voz das comunidades, o que não é feito”, disse ao Terramérica o integrante da Assembleia de Moradores, Carlos Rojas.

Mario Galbadón, presidente do Jardim Botânico de Caracas, disse ao Terramérica que “a construção sobre essas áreas – vizinhas do central Passeio José María Vargas – vai alterar a paisagem e, além disso, transplantar árvores não é um trabalho automático, pois necessita estudos de solos, de condições, cuidados e acompanhamento. Não basta transplantar e dizer adeus”.

***********************************
HONDURAS – Militares reflorestam 11 mil hectares

Tegucigalpa, Honduras, 12 de setembro de 2011 (Terramérica).- Os batalhões verdes ou ecológicos, formados por mais de mil militares de Honduras, plantaram 11.404 hectares de florestas nos últimos cinco anos.

Estas ações não se limitam ao plantio de árvores, e incluem controle do corte ilegal, manejo de incêndios e trabalhos comunitários, disse ao Terramérica o ministro da Defesa, Marlon Pascua.

Os batalhões verdes se encontram sobretudo na região de Olancho, no nordeste, e na Biosfera do Rio Plátano, declarada Patrimônio Mundial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Como parte das ações de proteção, no começo deste mês foram desalojadas 14 famílias da região-núcleo da reserva, e busca-se recuperar mais de 12 mil hectares transformados em pastagens para o gado.

Artigo produzido para o Terramérica, projeto de comunicação dos Programas das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e para o Desenvolvimento (Pnud), realizado pela Inter Press Service (IPS) e distribuído pela Agência Envolverde.