México: Aquífero da capital pode ser recarregado
América Latina: Pedida frente em defesa das baleias
Honduras: Proposto pagamento pela água de parque nacional

***********************************
MÉXICO – Aquífero da capital pode ser recarregado

México, 31 de outubro (Terramérica).- O aquífero que alimenta a Cidade do México poderia ser recarregado em oito áreas, afirma uma pesquisa universitária.

“A bacia conta com condições favoráveis para propor locais de recarga de água subterrânea, o que constitui um fator importante na gestão integral” do recurso, disse ao Terramérica o acadêmico Víctor Díaz, da Faculdade de Engenharia da estatal Universidade Nacional Autônoma do México.

Díaz é autor da pesquisa “Representação Cartográfica da Mudança Climática”, que avalia a situação hídrica na capital mexicana, habitada por 8,8 milhões de pessoas.

O aquífero é superexplorado, pois dele são extraídos 40 metros cúbicos por segundo (m³/seg), enquanto a recarga é de 19 m³/seg. A precipitação alcança 216 m³/seg, mas perde-se, pela drenagem, 37 m³/seg.

***********************************
AMÉRICA LATINA – Pedida frente em defesa das baleias

Buenos Aires, 31 de outubro de 2011 (Terramérica).- Mais de 60 organizações ambientalistas da América Latina e do Caribe solicitaram aos governos da região uma ação diplomática para deter a temporada de caça de baleias que o Japão iniciará no Oceano Antártico.

Tóquio iniciará em dezembro uma nova caça de cetáceos autorizada como científica, mas que teria fins econômicos não permitidos desde que a Comissão Baleeira Internacional colocou em vigência a suspensão da caça comercial, em 1986.

Os ecologistas querem que o Grupo Buenos Aires, integrado pelos governos de 14 países da região, se pronuncie sobre o que consideram uma transgressão.

“Este pedido terá resposta positiva do governo argentino e, por intermédio do Grupo Buenos Aires, a América Latina continuará expressando sua firme oposição a estas operações”, disse ao Terramérica a ativista Roxana Schteinbarg, do Instituto de Conservação de Baleias da Argentina.

***********************************
HONDURAS – Proposto pagamento pela água de parque nacional

Tegucigalpa, 31 de outubro de 2011 (Terramérica).- O parlamento de Honduras discutirá em novembro um projeto de lei para autorizar o pagamento de serviços ambientais a favor do Parque Nacional La Tigra, principal área verde e fonte de água de Tegucigalpa.

A proposta pretende que a população que consome a água potável procedente dessa reserva pague US$ 1,5 em sua conta para a proteção e preservação do Parque, explicou Dolores Valenzuela, da organização ecologista Amitigra.

Em La Tigra origina-se a água que abastece cinco municípios do departamento de Francisco Morazán, entre eles Tegucigalpa.

Com 243.406 quilômetros quadrados, o Parque abriga florestas latifoliadas, seis espécies de samambaia em risco de extinção, tigrillos, veados de cauda branca, pumas e quetzales.

Artigo produzido para o Terramérica, projeto de comunicação dos Programas das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e para o Desenvolvimento (Pnud), realizado pela Inter Press Service (IPS) e distribuído pela Agência Envolverde.