Honduras: Duas mil famílias lançarão produção sustentável
Argentina: Douglas Tompkins condiciona doação de terras em Iberá
Brasil: Banco de imagens sobre biologia marinha

***********************************
HONDURAS – Duas mil famílias lançarão produção sustentável

Tegucigalpa, 14 de novembro de 2011 (Terramérica).- Cerca de duas mil famílias de zonas rurais pobres de Honduras levarão adiante iniciativas-piloto em ecoturismo, agricultura sustentável e comercialização local de seus produtos, com financiamento de US$ 6,8 milhões do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Os projetos de dois anos incluirão capacitação das famílias escolhidas em técnicas de cultivo ecológico de café e outros produtos agrícolas, e a venda nos mercados locais.

As iniciativas acontecerão nos departamentos de Colón e Gracias a Dios, no Atlântico, e no departamento de Olancho e na zona de El Paraíso, no sul, disse ao Terramérica o funcionário do Programa Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério de Agricultura e Pecuária, Mario Pineda.

***********************************
ARGENTINA – Douglas Tompkins condiciona doação de terras em Iberá

Buenos Aires, 14 de novembro de 2011 (Terramérica).- A organização The Conservation Land Trust (CLT) condicionou a doação de 150 mil hectares da Reserva Natural do Iberá, na província argentina de Corrientes, à criação de um parque nacional.

“Além da vontade manifestada por parte da CLT, a decisão final dependerá das autoridades de Corrientes e da Argentina”, disse ao Terramérica Marina Labourt, integrante da entidade.

A Reserva Natural do Iberá tem 1,3 milhão de hectares, dos quais 553 mil são públicos e declarados parque provincial. Dos restantes, a CLT possui 150 mil hectares manejados como campos de conservação.

Em seus pântanos, pastagens e florestas há quatro mil espécies de fauna e flora. Se for criado um parque nacional de 700 mil hectares, seria o maior do país.

As terras do CLT pertenciam ao milionário canadense Douglas Tompkins, que criou a organização e preside seu órgão diretor.

***********************************
BRASIL – Banco de imagens sobre biologia marinha

Rio de Janeiro, 14 de novembro de 2011 (Terramérica).- Dois pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) criaram um banco digital e público de 260 vídeos e mais de 11 mil fotografias de altíssima resolução sobre a biodiversidade marinha do Brasil.

O site Cifonauta, idealizado por Álvaro Esteves Migotto e Bruno Vellutini, será um acervo compartilhado de informações e imagens científicas. Seu conteúdo está sujeito à licença Creative Commons, que permite a divulgação desde que seja mencionada a fonte e não seja utilizado para fins comerciais.

“Estamos montando o projeto e coletando as imagens há mais de dois anos. A costa oceânica brasileira é imensa e conhecemos muito pouco sobre ela. As imagens são instrumentos de divulgação, pois despertam a curiosidade e a reflexão sobre a enorme diversidade dos oceanos”, disse Vellutini ao Terramérica.

As fotos foram feitas com câmaras digitais acopladas a microscópios ópticos ou eletrônicos, que permitem aumentar em até mil vezes sua resolução.

Artigo produzido para o Terramérica, projeto de comunicação dos Programas das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e para o Desenvolvimento (Pnud), realizado pela Inter Press Service (IPS) e distribuído pela Agência Envolverde.