ECOBREVES
Argentina: Denúncia de graves falhas em mapeamento de florestas Brasil: Reciclagem de resíduos para fazer plástico Honduras: Esforços para salvar Lagoa de Zambuco ****************************************** ARGENTINA – Denúncia de graves falhas em mapeamento de florestas Buenos Aires, 2 de janeiro de 2011 (Terramérica).
Argentina: Denúncia de graves falhas em mapeamento de florestas
Brasil: Reciclagem de resíduos para fazer plástico
Honduras: Esforços para salvar Lagoa de Zambuco
******************************************
ARGENTINA – Denúncia de graves falhas em mapeamento de florestas
Buenos Aires, 2 de janeiro de 2011 (Terramérica).- Organizações ambientalistas da Argentina alertaram sobre a perda de florestas do Espinal na província de Corrientes, por graves falhas no mapeamento do território.
O Espinal é uma das três formações de florestas nativas mais importantes de Corrientes, que já perdeu 72% de suas matas, que foram submetidas a forte degradação por produtores agropecuários.
Este mês o governo iniciou o processo para autorizar o corte de 12.181 hectares, segundo o informe da Lei de Ordenamento Territorial das Florestas Nativas de Corrientes.
Emilio Spataro, coordenador da campanha Salvemos o Iberá, disse ao Terramérica que o corte constitui “um crime contra o patrimônio natural da província”.
Os ativistas afirmaram que a execução do ordenamento territorial que exige a lei de florestas teve graves erros, a ponto de se permitir cortar uma superfície que é maior do que a estimada para a floresta completa.
******************************************
BRASIL – Reciclagem de resíduos para fazer plástico
Rio de Janeiro, 2 de janeiro de 2011 (Terramérica).- Uma técnica para reaproveitar resíduos plásticos, desenvolvida na Escola de Engenharia de Lorena, da Universidade de São Paulo (USP), obtém materiais biodegradáveis para painéis de automóveis, móveis e tapume.
Os pesquisadores aproveitaram lixo comum, em geral depreciado pelos catadores de rua, como as películas que protegem alimentos, normalmente usadas em embalagens de bolacha e sacos plásticos.
“Agregamos fibras naturais de bagaço de cana-de-açúcar. O resultado desta mistura é um material mais biodegradável do que os painéis plásticos convencionais”, disse ao Terramérica o coordenador da pesquisa, professor Adilson Gonçalves.
“Esse tipo de plástico é pouco reciclado e representa cerca de 5% do lixo sólido municipal, que provoca impactos negativos nos aterros sanitários, já que não é degradável e impermeabiliza o solo”, acrescentou.
******************************************
HONDURAS – Esforços para salvar Lagoa de Zambuco
Tegucigalpa, 2 de janeiro de 2011 (Terramérica).- A paradisíaca Lagoa de Zambuco, na comunidade hondurenha de Esparta, faz parte de um projeto de conservação de mangues do governo, da sociedade civil e de moradores locais.
A Lagoa foi declarada área protegida em 2010, e então começou um trabalho comunitário que busca salvar a riqueza do mangue que abriga flora e fauna em risco de extinção, disse ao Terramérica o conservacionista Rafael Sambulá, da Secretaria de Recurso Naturais e Meio Ambiente de Honduras.
Espécies como o caranguejo azul (Callinectes sapidus), ou aves como o jaburu (Jabiru mycteria) habitam mangues da Lagoa ameaçados pela pecuária, urbanização e cultivo de palma africana.
Do esforço participam moradores da área e a não governamental Organização de Desenvolvimento Étnico Comunitário.
Artigo produzido para o Terramérica, projeto de comunicação dos Programas das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e para o Desenvolvimento (Pnud), realizado pela Inter Press Service (IPS) e distribuído pela Agência Envolverde.




