Brasil: Reduzindo o consumo elétrico da ducha

Cuba: Biodiesel de pinhão manso

Chile: Exumados corpos de mortos por contaminação

Honduras: Itália financiará ampliação de represa

 

********************************************

BRASIL – Reduzindo o consumo elétrico da ducha

Rio de Janeiro, 23 de julho de 2012 (Terramérica).- Um invento simples de pesquisadores da Universidade Federal de Juiz de Fora, no Estado de Minas Gerais, permite reduzir em 30% o consumo de energia durante um banho quente.

Um aparelho esquenta o ar do ambiente, que deve ser fechado de forma hermética, reduzindo a temperatura da água para se ter um banho agradável.

Instalado dentro do boxe, o aparelho demora um minuto para elevar de 15 para 32 graus centígrados a temperatura de um espaço de dois metros cúbicos. Os cálculos se baseiam em um banho de dez minutos e em um aquecedor elétrico com potência entre três mil e 4,5 mil watts.

“Nosso estudo mostra que o aquecimento do ar evita o uso da potência máxima. Mesmo somando a energia elétrica usada no aquecedor, comprovamos que o consumo médio cai 30%”, explicou ao Terramérica o responsável pela iniciativa, Marco Aurélio Alves.

 

********************************************

CUBA – Biodiesel de pinhão manso

Havana, 23 de julho de 2012 (Terramérica).- A primeira usina cubana de biodiesel de pinhão de manso (Jatropha curcas) começou a funcionar este mês na província de Guantânamo, com capacidade para produzir cem toneladas anuais de combustível.

Os resultados “são muito bons pela qualidade de nosso óleo e do biodiesel obtido”, disse ao Terramérica o diretor do Centro de Aplicações de Tecnologias para o Desenvolvimento Sustentável de Guantânamo, José Sotolongo.

A semente do pinhão manso é rica em óleo, embora tóxica para consumo humano, por isso seu emprego para obter combustível não compete com a produção de alimentos. Além disso, o cultivo contribui para a melhoria e a conservação de solos.

“É um avanço na diversificação de novas formas de energias limpas”, ressaltou Sotolongo.

A fábrica é parte do projeto A Biomassa como Fonte Renovável de Energia para o Meio Rural, apoiada pela Agência Suíça para o Desenvolvimento e a Cooperação.

 

********************************************

CHILE – Exumados corpos de mortos por contaminação

Santiago, 23 de julho de 2012 (Terramérica).- A justiça chilena ordenou a exumação dos corpos de 22 trabalhadores da Empresa Nacional de Mineração, que morreram vítimas de suposta contaminação adquirida durante décadas na fundição e refinaria de Ventanas, que desde 2005 controla a também estatal Corporação Nacional do Cobre.

O local, situado 180 quilômetros a noroeste de Santiago, foi declarado pela organização ambientalista Oceana como “zona de sacrifício”, porque, além da fundição de cobre, ali também há três centrais termoelétricas movidas a carvão.

“Nenhum governo tomou medidas efetivas para abordar a situação de Ventanas, e isso permite que as empresas atuem impunemente”, destacou ao Terramérica o diretor-executivo da Oceana, Alex Muñoz.

A justiça determinou a exumação nas próximas semanas dos primeiros quatro corpos de trabalhadores que teriam morrido devido às altas concentrações de diferentes metais no sangue, nos rins e no coração, entre outros órgãos.

 

********************************************

HONDURAS – Itália financiará ampliação de represa

Tegucigalpa, 23 de julho de 2012 (Terramérica).- Honduras assinou um convênio no valor de US$ 30 milhões com o governo da Itália, para melhorar a capacidade da represa José Cecilio del Valle, na região sul, e irrigar quatro mil hectares de cultivos amigáveis com a natureza.

A represa pode armazenar 43 milhões de metros cúbicos de água, e com apenas duas estações de bombeamento para irrigação não atende à demanda na região, explicou o ministro da Agricultura e Pecuária, Jacobo Regalado.

“Queremos ampliar esse armazenamento, criar mecanismos mais efetivos diante da mudança climática nessa área semidesértica do país, reflorestar, gerar empregos produtivos e maior sensibilização entre as comunidades para proteger a represa”, detalhou o ministro ao Terramérica.

A represa pode gerar 30 megawatts, não totalmente explorados ainda, ao mesmo tempo em que irriga 6,5 mil hectares e fornece água potável a mais de 130 mil pessoas de 73 comunidades do departamento de Valle.

 

Artigo produzido para o Terramérica, projeto de comunicação dos Programas das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e para o Desenvolvimento (Pnud), realizado pela Inter Press Service (IPS) e distribuído pela Agência Envolverde.