Brasil: Energia cara

Argentina: Contaminação com cianureto

México: Proteção do patrimônio natural

Honduras: Apoio para manejo florestal comunitário

 

***************************************

BRASIL – Energia cara

Rio de Janeiro, 30 de junho de 2012 (Terramérica).- Da conta de luz mensal dos brasileiros apenas 32% corresponde ao que realmente gastam em eletricidade. Todo o restante procede de bens e serviços consumidos, segundo a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), da Universidade de São Paulo (USP).

Serviços públicos como o transporte representam 15% desse gasto e os produtos e serviços contratados chegam a 53%.

O consumo indireto das empresas é muito maior. Na construção, para cada real de consumo próprio há quase 47 vezes mais de custo energético dos materiais usados.

“Grande parte dessa soma se deve à elevada carga tributária. A isenção total da energia injetaria, em dez anos, R$ 181 bilhões na economia do país”, afirmou ao Terramérica o pesquisador Fernando Garcia de Freitas.

 

***************************************

HONDURAS – Apoio para manejo florestal comunitário

Tegucigalpa, 30 de julho de 2012 (Terramérica).- A Organização Internacional de Madeiras Tropicais (OIMT) reafirmou seu apoio às iniciativas para proteger as florestas em Honduras, especialmente envolvendo as comunidades na gestão responsável da floresta, disse ao Terramérica a vice-presidente María Antonieta Guillén.

María Antonieta declarou que uma das áreas de cooperação será o agroflorestamento comunitário, no qual a população participa na proteção e conservação da floresta e da produção agrícola e pecuária combinada, na forma de cooperativas ou microempresas.

A OIMT participou de três projetos: o fortalecimento de um centro de estatísticas florestais, o uso industrial de espécies florestais e o manejo e conservação de florestas de mangue.

O trabalho foi feito em coordenação com o Instituto de Conservação Florestal, responsável por regular a exploração de áreas florestais e preservar as áreas protegidas.

 

***************************************

ARGENTINA – Contaminação com cianureto

Buenos Aires, 30 de junho de 2012 (Terramérica).- Uma organização ambientalista da província argentina de Córdoba denunciou uma empresa dedicada à disposição final de resíduos perigosos pela suposta venda ilegal de material contaminado.

A Fundação para a Defesa do Meio Ambiente (Funam) pediu à justiça que investigue a suposta comercialização de 42 toneladas de canos contaminados com cianureto, procedentes das minas Cerro Vanguardia e Manantial Espejo, na província de Santa Cruz.

Segundo informação recebida pela entidade de fontes reservadas, os canos de descarte, recebidos pela empresa privada Taym, encarregada de isolar e reter esses resíduos em Córdoba, teriam sido vendidos a particulares para reutilização.

“Isto ocorre porque em Córdoba não há lei que impeça receber resíduos perigosos, então a megamineração, que utiliza cianureto em outras províncias, descarta aqui suas substâncias tóxicas”, explicou ao Terramérica o ativista Raúl Montenegro, presidente da Funam.

 

***************************************

MÉXICO – Proteção do patrimônio natural

Cidade do México, 30 de junho de 2012 (Terramérica).- A Comissão Nacional de Áreas Naturais Protegidas lançou seu programa cultural para fortalecer a conservação do patrimônio natural do México.

“A cultura é um componente fundamental na educação ambiental e na conservação do patrimônio cultural e nacional. Nem sempre se reconhece a riqueza cultural das áreas naturais protegidas”, disse ao Terramérica o  comissário nacional de Áreas Naturais Protegidas, Luis Fueyo.

O plano inclui a publicação em espanhol e lacandón (uma das 364 variantes linguísticas no México) de um livro de histórias sobre a Selva Lacandona, e a organização de um concurso de lendas indígenas sobre espécies ameaçadas.

Neste país há 174 áreas naturais protegidas que incluem quase 13% do território e abrigam uma rica biodiversidade.

 

Artigo produzido para o Terramérica, projeto de comunicação dos Programas das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e para o Desenvolvimento (Pnud), realizado pela Inter Press Service (IPS) e distribuído pela Agência Envolverde.