América Latina: Contra poluentes causadores do aquecimento

Brasil: Consciência ecológica

Honduras: Surto de dengue

Argentina: Proibição do endosulfan

 

************************************************

AMÉRICA LATINA – Contra poluentes causadores do aquecimento

Cidade do México, 27 de agosto de 2012 (Terramérica).- Organizações ambientalistas do México, Chile, Brasil, Paraguai e Argentina, mais um grupo de cientistas formaram uma rede contra os poluentes causadores das mudanças climáticas de vida curta, como a fuligem, o metano, o ozônio troposférico e os hidrofluorocarbonos.

Estas substâncias afetam a saúde humana e aquecem a atmosfera, onde permanecem por até 15 anos.

A nova Rede Latino-Americana para a Redução de Poluentes Causadores das Mudanças Climáticas de Vida Curta espera “trabalhar com os governos para encontrar e aplicar soluções efetivas o mais rápido possível”, declarou ao Terramérica a codiretora da Associação Interamericana para a Defesa do Meio Ambiente, Astrid Puentes, fundadora da entidade.

Dela participam o Centro Mexicano de Direito Ambiental, o Centro de Direitos Humanos e Meio Ambiente (que coordenará a rede nos três primeiros anos) e o Instituto Internacional para a Democracia e a Assistência Eleitoral, entre outros. (Envolverde/Terramérica)

 

************************************************

BRASIL – Consciência ecológica

Rio de Janeiro, 27 de agosto de 2012 (Terramérica).- A quantidade de brasileiros que acreditam que o país não tem problemas ambientais caiu de 47%, em 1992, para 11% em 2012.

Os dados são de uma pesquisa do Ministério do Meio Ambiente que analisa a percepção da população sobre a natureza e o consumo sustentável.

O estudo mostra que 48% dos entrevistados separam o lixo reciclável e que 28% consideram o lixo o pior problema ambiental do Brasil.

Além disso, 28% disseram ter orgulho da natureza do país, e 53% afirmaram não saber o que é desenvolvimento sustentável.

“Desde 1991, fizemos cinco edições desta pesquisa. Vemos que houve uma boa evolução, mas ainda nos resta o desafio de informar e convencer mais pessoas sobre as questões ambientais”, ressaltou ao Terramérica a secretária de Articulação Internacional e Cidadania Ambiental do Ministério, Samyra Crespo. (Envolverde/Terramérica)

 

************************************************

HONDURAS – Surto de dengue

Tegucigalpa, 27 de agosto de 2012 (Terramérica).- As autoridades de saúde de Honduras atribuíram o surto de dengue às variações meteorológicas, com altas temperaturas diurnas e copiosas chuvas noturnas, além do acúmulo de lixo em diversos bairros.

As mudanças bruscas da temperatura propiciam a formação de focos de infecção que permitem a propagação do mosquito transmissor da dengue, explicou ao Terramérica o diretor de Promoção da Saúde no Ministério da Saúde, Mario Nájera.

Já foram registrados mais de quatro mil casos e 13 de dengue hemorrágica, uma variante que pode ser fatal. (Envolverde/Terramérica)

 

************************************************

ARGENTINA – Proibição do endosulfan

Buenos Aires, 27 de agosto de 2012 (Terramérica).- Uma organização ecologista da Argentina busca proibir imediatamente a importação, elaboração e venda do endosulfan, inseticida bastante tóxico que este país prevê eliminar em julho de 2013.

O Centro de Proteção da Natureza, que integra a campanha “Parem de Fumigar”, pediu apoio para um projeto de lei proibindo seu uso.

“Devido ao consenso sobre sua periculosidade, não é razoável estender a autorização para seu uso até julho do ano que vem”, destaca o Centro.

Seu vice-presidente, Carlos Manessi, explicou ao Terramérica que o projeto, elaborado pela equipe do legislador Antonio Riestra, é decorrente “da campanha, que o vem reclamando”.

Segundo Manessi, a vigência do endosulfan “é uma grande incongruência. Parece que se deve esperar que acabe o estoque para proibi-lo, porque o comércio é colocado acima da saúde das pessoas”, afirmou. (Envolverde/Terramérica)

 

Artigo produzido para o Terramérica, projeto de comunicação dos Programas das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e para o Desenvolvimento (Pnud), realizado pela Inter Press Service (IPS) e distribuído pela Agência Envolverde.