ECOBREVES
Honduras: Exportação de abóbora para os Estados Unidos Brasil: Copa emitirá 11 milhões de toneladas de CO? Argentina: Moradores controlam limpeza do Riachuelo ************************************* HONDURAS – Exportação de abóbora para os Estados Unidos Tegucigalpa, 8 de outubro de 2012 (Terramérica).- Uma comunidade indígena conseguiu colocar 6.
Honduras: Exportação de abóbora para os Estados Unidos
Brasil: Copa emitirá 11 milhões de toneladas de CO?
Argentina: Moradores controlam limpeza do Riachuelo
*************************************
HONDURAS – Exportação de abóbora para os Estados Unidos
Tegucigalpa, 8 de outubro de 2012 (Terramérica).- Uma comunidade indígena conseguiu colocar 6.800 quilos de abóbora de boa qualidade no mercado de Miami, nos Estados Unidos, com aval de um projeto de cooperação internacional.
A venda é o ponto culminante de um projeto de agricultura sustentável que leva adiante a comunidade de Santa María del Carbón, no departamento de Olancho, habitada pelos pech, uma etnia em risco de extinção.
Graças ao apoio de um programa estatal de segurança alimentar, os indígenas se capacitaram em técnicas de cultivo amigáveis com o meio ambiente e geração de meios de vida, explicou ao Terramérica o responsável pela iniciativa, Julio Figueroa, do Ministério das Etnias.
O passo seguinte é levar a experiência para outras comunidades pech espalhadas pelo departamento de Yoro (norte), acrescentou. Envolverde/Terramérica
*************************************
BRASIL – Copa emitirá 11 milhões de toneladas de CO?
Rio de Janeiro, 8 de outubro de 2012 (Terramérica).- A Copa do Mundo de 2014 emitirá mais de 11 milhões de toneladas de dióxido de carbono, segundo um estudo da consultoria Personal CO? Zero.
Os cálculos consideram as etapas de preparação, incluindo construção e reforma de estádios, infraestrutura de seu entorno, deslocamento internacional e o próprio acontecimento esportivo.
Para capturar esse total de gases-estufa seria necessário plantar 46.946 hectares de florestas, área equivalente a 34,5% do Pantanal, extensa área úmida no centro da América do Sul.
O estudo será entregue ao “Ministério dos Esportes e ao Comitê Organizador Local da Copa”, disse ao Terramérica o consultor responsável, Daniel Machado.
“O uso de matéria-prima alternativa e processos produtivos mais sustentáveis, como a busca por materiais em um raio inferior a 800 quilômetros do estádio, podem ajudar a mitigar essas emissões”, acrescentou. Envolverde/Terramérica
*************************************
ARGENTINA – Moradores controlam limpeza do Riachuelo
Buenos Aires, 8 de outubro de 2012 (Terramérica).- Os moradores vizinhos da bacia do rio Matanza Riachuelo, a mais contaminada da Argentina e situada ao sul da capital, farão o controle do saneamento mediante um programa que os convoca a participar.
O plano foi lançado pela Fundação Meio Ambiente e Recursos Naturais (Farn) para agregar a sociedade civil e conseguir que seja cumprida uma ordem judicial que obriga as autoridades a limparem esse rio.
“A ideia é que as pessoas possam monitorar ativamente o que ocorre por meio da internet ou de mensagens de texto. Nós verificaremos e colocaremos em uma plataforma de informação”, disse ao Terramérica o ecologista Andrés Nápoli, da Farn.
O plano é financiado pela União Europeia e inclui capacitação de jornalistas dos distritos da bacia e adaptação da plataforma eletrônica para facilitar seu uso. Envolverde/Terramérica
Artigo produzido para o Terramérica, projeto de comunicação dos Programas das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e para o Desenvolvimento (Pnud), realizado pela Inter Press Service (IPS) e distribuído pela Agência Envolverde.




