ECOBREVES

Brasil: Conhecimento sobre o fundo do mar Venezuela: Nanotecnologia e o efeito estufa Honduras: Represa contra a seca Chile: Bom ambiente para todos   ******************************************* BRASIL – Conhecimento sobre o fundo do mar Rio de Janeiro, 29 de outubro de 2012 (Terramérica).

Atualizado em 29/10/2012 às 15:10, por Ana Maria.

Brasil: Conhecimento sobre o fundo do mar

Venezuela: Nanotecnologia e o efeito estufa

Honduras: Represa contra a seca

Chile: Bom ambiente para todos

 

*******************************************

BRASIL – Conhecimento sobre o fundo do mar

Rio de Janeiro, 29 de outubro de 2012 (Terramérica).- Uma associação entre governo e empresas possibilitará ao Brasil adquirir um dos mais modernos navios de pesquisa oceanográfica do mundo.

A embarcação permitirá obter mais dados sobre recursos minerais e biológicos disponíveis em uma área de 3,6 milhões de quilômetros quadrados que compõem a Amazônia Azul, nome dado à região econômica exclusiva do mar brasileiro.

“O maior volume de informação sobre a geologia e a biodiversidade do fundo do mar, que poderá ser coletada com a nova plataforma científica e tecnológica, permitirá que a exploração de petróleo, por exemplo, tenha menos impacto sobre os recursos naturais”, explicou ao Terramérica a coordenadora-geral para o Mar e a Antártida do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Janice Trotte.

A previsão é que o navio, avaliado em R$ 162 milhões, estará navegando em setembro de 2013. O Brasil já possui duas embarcações oceanográficas de grande porte, mas ambas com tecnologia inferior à do novo projeto. Envolverde/Terramérica

 

*******************************************

VENEZUELA – Nanotecnologia e o efeito estufa

Caracas, 29 de outubro de 2012 (Terramérica).- O estatal Instituto Venezuelano de Pesquisas Científicas (Ivic) testa a adição de diminutas partículas, neste caso de sais minerais como nitrato de ferro, cobalto ou níquel, para reduzir a emissão de gases-estufa, característica da indústria petroleira.

Esta indústria faz testes com nanotecnologia em todo o planeta, “mas a inovação no Ivic é que tratamos de produzir uma que seja aplicável às condições e necessidades da própria Venezuela, desde a produção do petróleo e seu melhoramento com elevados resíduos de coque, até o uso em automóveis”, disse ao Terramérica a pesquisadora Sarah Briceño.

Embora os resultados só venham a ser conhecidos no próximo ano, “em condições de laboratório é possível entrever a rentabilidade desta tecnologia”, explicou Briceño, que conduz o estudo.

Uma das metas é que a Venezuela, responsável por 0,4% da emissão de gases-estufa no planeta, reduza pela metade a sua participação. Envolverde/Terramérica

 

*******************************************

HONDURAS – Represa contra a seca

Tegucigalpa, 29 de outubro de 2012 (Terramérica).- “Esta é uma represa para enfrentar a seca, que nos ajudará a cuidar de nossa floresta e para aumentar as colheitas”, disse Darío Figueroa, da comunidade de Manzaragua, no departamento hondurenho de El Paraíso.

O dique, que permitirá melhorar a produção de legumes e hortaliças, foi construído com apoio da cooperação suíça e do Ministério da Agricultura e Pecuária, e custou US$ 75 mil.

Beneficiará cerca de 300 famílias, que colaboraram com a mão de obra, ao mesmo tempo em que desenvolvem um projeto de reflorestamento na pequena bacia que rodeia a represa, contou Figueroa ao Terramérica.

José Mejía, do Ministério da Agricultura, disse ao Terramérica que agora os produtores terão água permanente e não sofrerão mais com a seca. Envolverde/Terramérica

 

*******************************************

CHILE – Bom ambiente para todos

Santiago, 29 de outubro de 2012 (Terramérica).- Uma campanha inédita de educação ambiental busca incentivar a sociedade em práticas sustentáveis, por meio de 15 microprogramas que entregam didáticas e cotidianas soluções para que todos compreendam o problema.

Trata-se da Salve a Terra, a Solução Está em Você, que chega a colégios e municipalidades e atinge crianças e adultos de todas as faixas etárias e classes sociais.

“A ideia é divulgar os 15 principais problemas ambientais que existem no mundo e quais são suas soluções. Nossa ideia é mostrar que cuidar do planeta é muito mais fácil do que se pensa”, disse ao Terramérica o diretor do Neurona Group, Cristián Campos.

Entre os principais problemas estão a escassez de água e o alto consumo de energia, a utilização de dejetos e a contaminação por esgoto domiciliar.

O projeto começou com patrocínio de empresas privadas, como o Neurona Group, e hoje conta com o apoio do Fundo Nacional de Desenvolvimento Regional. Envolverde/Terramérica

 

Artigo produzido para o Terramérica, projeto de comunicação dos Programas das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e para o Desenvolvimento (Pnud), realizado pela Inter Press Service (IPS) e distribuído pela Agência Envolverde.

 


    Leia também: