Argentina: Proposto plano de ação diante de acidente nuclear
Brasil: Nanotecnologia com cana-de-açúcar
Honduras: Começa limpeza do Lago de Yojoa
México: Ônibus menos poluentes

******************************************

ARGENTINA – Proposto plano de ação diante de acidente nuclear

Buenos Aires, 16 de maio de 2011 (Terramérica).- Uma organização ambientalista da Argentina divulgou um plano de ação social para o caso de acidente nuclear para que seja adotado por Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai.

“Os cidadãos dos quatro países estão desprotegidos” em caso de acidentes nos reatores argentinos, disse a Fundação para a Defesa do Meio Ambiente ao divulgar o “Plano para Atuar Diante de Acidente Nuclear”, compartilhado no âmbito não governamental dos quatro países.

Os distritos onde ficam os reatores conhecem as medidas de segurança e realizam simulações frequentes, mas estas medidas compreendem apenas os vizinhos mais próximos.

As ações sugeridas aos moradores das áreas próximas às centrais nucleares argentinas são não sair de casa, vedar as janelas e outras aberturas e ingerir pastilha de iodo.

Nayla Azzinnari, da Fundação, disse ao Terramérica que a proposta foi entregue às autoridades deste país em 2010.

“Enviamos o Plano ao governo da província de Córdoba, onde fica uma das duas centrais atômicas, em novembro, antes do acidente em Fukushima, mas não recebemos resposta”, afirmou.

******************************************

BRASIL – Nanotecnologia com cana-de-açúcar

Rio de Janeiro, 16 de maio de 2011 (Terramérica).- A Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) desenvolveu uma nova técnica para fazer nanotubos de carbono, mais finos do que um fio de cabelo, usando os gases gerados com a queima do bagaço da cana-de-açúcar.

Os nanotubos são partículas invisíveis inclusive com microscópios óticos, de grande resistência química e mecânica e excelentes condutores de calor e energia. São usados em circuitos micro e nanoeletrônicos, como adição a materiais poliméricos para dar resistência, e como absorventes de metais pesados em efluentes.

“O Brasil já domina a tecnologia dos nanotubos, mas com processos caros”, disse ao Terramérica o físico Joner Oliveira Alves, responsável pelo projeto.

“A indústria canavieira produz milhões de toneladas de bagaço por ano, e aproveitar os gases da queima desses resíduos reduz o custo de produção dos nanotubos, além de dar um destino correto aos dejetos”, afirmou.

******************************************

HONDURAS – Começa limpeza do Lago de Yojoa

Tegucigalpa, 16 de maio de 2011 (Terramérica).- Mais de 33 mil metros quadrados de vegetação parasita foram retiradas no último mês das águas do paradisíaco Lago de Yojoa, no Oeste de Honduras.

A alface ou lírio aquático, que inundou grande parte do Lago, está consumindo os mangues, disse ao Terramérica o diretor do Projeto Resgate de Corpos de Água, Carlos Flores, uma iniciativa não governamental e voluntária.

Os trabalhos se centram em quatro pontos críticos do Lago para depois atender a área turística dos restaurantes. O Lago de Yojoa fica entre os departamentos de Cortés, Santa Bárbara e Comayagua. Foi declarado zona de reserva em 1971 e, além de sua paisagem, possui importante riqueza botânica, histórica e arqueológica.

******************************************

MÉXICO – Ônibus menos poluentes

Cidade do México, 16 de maio de 2011 (Terramérica).- Uma concessionária de uma linha de transporte público utilizará ônibus amigáveis com o meio ambiente em uma área da Cidade do México.

“Os concessionários estão dispostos e comprometidos a modernizar suas unidades”, com um investimento alto e 20 novos ônibus, disse ao Terramérica Noé Rendón, porta-voz dos transportadores que trabalham para a empresa Integradora de Transporte do Eixo Central.

O modelo de ônibus, que custa US$ 80 mil e tem capacidade para 60 passageiros, consome menos combustível e emite menos substâncias poluentes graças ao seu motor com tecnologia EPA-IV.

Artigo produzido para o Terramérica, projeto de comunicação dos Programas das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e para o Desenvolvimento (Pnud), realizado pela Inter Press Service (IPS) e distribuído pela Agência Envolverde.