Uruguai: Inaugurada primeira central fotovoltaica

Brasil: Medição do ciclo do carbono em águas marinhas

México: Plano contra incêndios florestais

Argentina: Preservação de espécie endêmica na Patagônia

 

****************************************************

 

URUGUAI

Inaugurada primeira central fotovoltaica

Montevidéu, 18 de março de 2013 (Terramérica).- A primeira usina de energia solar fotovoltaica do Uruguai, instalada no departamento de Salto, terá caráter piloto e capacidade de meio megawatt.

Com a central Asahi (sol da manhã, em japonês) se busca “conhecer a tecnologia, capacitar o pessoal e ver como afeta a rede elétrica”, disse ao Terramérica o diretor nacional de Energia, Ramón Méndez.

Em uma etapa posterior, após avaliar os resultados, os interessados serão chamados para instalar até quatro plataformas fotovoltaicas de 50 megawatts cada uma, acrescentou.

Inaugurada no dia 15 como parte da Política Energética Nacional, seu custo foi financiado com uma doação do Japão no valor de US$ 7 milhões, divididos entre a Asahi e outra usina que será instalada na cidade de Minas. Envolverde/Terramérica

 

****************************************************

 

BRASIL

Medição do ciclo do carbono em águas marinhas

Rio de Janeiro, 18 de março de 2013 (Terramérica).- Um projeto de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e de outras 13 instituições busca descrever e quantificar os processos do ciclo do carbono no mar do Brasil.

Com o nome de Caracterização Ambiental e Avaliação dos Recursos Biogênicos Oceânicos, da Plataforma Continental Brasileira e da Zona Oceânica Adjacente, o projeto Carbom é coordenado pelo Instituto Oceanográfico da USP.

Para obter dados, os pesquisadores contam com o Alpha Crucis, maior embarcação de estudos disponível no Brasil. Quatro expedições coletaram amostras de água oceânica a mais de 370 quilômetros da costa.

“Os resultados permitirão quantificar o carbono que entra e sai do oceano e conhecer quanto fica armazenado. Tais dados ajudarão a esclarecer questões relacionadas com a mudança climática, a sustentabilidade da pesca, a biotecnologia e a conservação da biodiversidade marinha”, disse ao Terramérica o coordenador do projeto, Frederico Brandini. Envolverde/Terramérica

 

 

****************************************************

MÉXICO

Plano contra incêndios florestais

Cidade do México, 18 de março de 2013 (Terramérica).- O governo do México colocou em marcha um plano de prevenção e combate de incêndios florestais, diante de uma temporada que se prevê de alto risco.

Entre janeiro e março foram registrados dois mil incêndios que queimaram 17.584 hectares.

“A maior parte é de herbanários e pastagens. As principais causas são as atividades agropecuárias, fogueiras e razões desconhecidas. Vamos dar seguimento ao plano para identificar as causas e perseguir os responsáveis”, disse ao Terramérica o ministro de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Juan Guerra.

O Ministério conta com 45 centros de controle, 21 helicópteros, 38 motobombas, 1.300 brigadas, 12 mil apaga-fogo e 249 acampamentos, além de orçamento no valor de US$ 65 milhões para enfrentar os incêndios.

Em 2012 ocorreram 7.170 incêndios, que destruíram 347.226 hectares. Envolverde/Terramérica

 

****************************************************

ARGENTINA

Preservação de espécie endêmica na Patagônia

Buenos Aires, 18 de março de 2013 (Terramérica).- O Ministério de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Argentina financiará um programa de conservação do mergulhão-de-touca (Podiceps gallardoi), ave endêmica da austral Patagônia, em risco de extinção.

A espécie foi descoberta em 1974, quando havia entre três mil e cinco mil exemplares. Porém, “no final dos anos 1990 o total de indivíduos não passava de 800”, disse ao Terramérica o diretor de Conservação da Associação Ambiente Sul, Santiago Imberti.

Os salmonídeos e o vison americano, espécies introduzidas, afetaram de maneira negativa estas aves, que também sofrem ataques de gaivotas-cozinheiras. Os temporais de vento são outra causa da destruição de seus ninhos.

O programa permitirá enviar guardas para controlar as áreas de nidificação nos meses de reprodução, para garantir as condições que a espécie precisa para seu desenvolvimento. Envolverde/Terramérica

 

Artigo produzido para o Terramérica, projeto de comunicação apoiado pelo Banco Mundial Latin America and Caribbean, realizado pela Inter Press Service (IPS) e distribuído pela Agência Envolverde.