31 escolas, oito estados brasileiros e 5 mil kits escolares. Esses são alguns números da edição 2016 do EDP nas Escolas, criado há 15 anos com o objetivo de contribuir para a melhoria do aprendizado de estudantes de escolas do ensino fundamental por meio do fortalecimento pedagógico e da interação entre unidades de ensino e comunidade. Trata-se de um projeto da EDP, empresa que atua nas áreas de geração, distribuição, comercialização e serviços de energia elétrica, coordenado pelo Instituto EDP, responsável pelas ações socioambientais onde a empresa atua. A iniciativa, que também contempla o compartilhamento de conhecimento sobre consumo consciente de energia e preservação dos recursos naturais, por meio de diversas atividades, segue incentivando, capacitando e premiando o potencial criativo de professores e dos alunos do 1º ao 9º ano das redes públicas municipais do Amapá, Ceará, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins com os concursos Professor Sustentável e Arte com Energia. “Acreditamos que a melhoria da educação passa pela capacitação contínua dos professores, para que eles possam contribuir para a formação destes jovens como cidadãos cada vez mais comprometidos com o futuro”, diz Pedro Sirgado, diretor do Instituto EDP. Sob o tema “Escola, indivíduos e comunidade: unindo forças para integrar solução”, o concurso Professor Sustentável colocará à disposição dos educadores das escolas participantes do programa a plataforma educacional Dreamshaper, para criar um projeto que vise a solução para um problema ou uma oportunidade diagnosticada na escola ou em seu entorno. O Dreamshaper é voltado ao empreendedorismo com o trabalho das competências socioemocionais e empreendedoras dos usuários. Os projetos terão de ser apresentados até 20 de agosto, e os cinco melhores serão contemplados com R$ 3 mil para que sejam colocados em prática entre os meses de outubro e dezembro deste ano.  a brincadeira infantil, com importância na vida estudantil já ressaltada por estudos e pesquisas, ganha releitura no concurso Arte com Energia, que seguirá o tema “Brincar para Aprender”. A partir da videoarte como expressão artística, professores e alunos serão estimulados a resgatar e recriar jogos tradicionais ou a inventar novas brincadeiras. Os grupos autores das 15 melhores ideias serão premiados com tablets e suas criações farão parte do livro “Brincadeira com Energia”, que será publicado no final da edição do concurso. Já os professores/orientadores dos grupos vencedores participarão, em outubro, de um curso de Capacitação em Arte, em São Paulo. E a escola que apresentar o melhor conjunto de trabalhos receberá uma “Oficina de Brincadeiras para professores”, a ser ministrada por um profissional especializado. A edição 2016 do EDP nas Escolas conta com a parceria da MoLin do Brasil, empresa especializada em materiais escolares. (#Envolverde)