Arquivo

Elogiada a participação feminina nas eleições

Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, 29/7/2015 – Anwar bin Mohammed Gargash, ministro de Estado para Assuntos Exteriores dos Emirados Árabes Unidos, afirmou que a participação das mulheres nos capítulos legislativos 14 e 15 foi muito positiva. Gargash, que também é ministro de Assuntos do Conselho Federal Nacional e presidente da Comissão Nacional de Eleições. As mulheres constituíram, respectivamente, 22,2% e 17,2% da Assembleia, isto é, houve nove e sete integrantes mulheres no corpo legislativo dessas instâncias, acrescentou.

O ministro também afirmou que a participação das mulheres nas eleições do Conselho Federal Nacional é importante, pois constituem metade da sociedade e são capazes de debater sobre vários assuntos. A participação política feminina consolidará os fundamentos da comunidade em linha com a cultura e a história.

Gargash ressaltou que a participação das mulheres nas anteriores experiências eleitorais lhes deu consciência política, o que impulsionará sua participação nas eleições deste ano. A representação feminina  nos colégios eleitorais para 2015 chegou quase à metade, com 48%.

Durante uma conferência organizada pelo Comitê Nacional de Eleições, junto com a União Geral de Mulheres, realizada em sua sede de Abu Dhabi no dia 27, o ministro destacou que a presença de mulheres emiratenses no Conselho Federal Nacional “é uma mudança de paradigma no trabalho parlamentar e uma clara mensagem sobre sua efetividade no trabalho político em geral”.

Gargash aproveitou a ocasião para saudar os mártires emiratenses das Forças Armadas, que caíram no cumprimento do dever. Também agradeceu à xequesa Fatima bint Mubarak, presidente da União Geral de Mulheres, presidente suprema da Fundação para o Desenvolvimento da Família e presidente do Conselho Supremo para a Maternidade e a Infância, por seus contínuos esforços pelo empoderamento das mulheres.

Por fim, Gargash enfatizou que a extensa participação feminina seria uma reivindicação de seu papel efetivo no serviço à comunidade e outra oportunidade de demonstrar a maturidade da experiência política dos Emirados. Envolverde/IPS