Desenvolver ações de Responsabilidade Social tendo como foco principal a preservação do planeta ainda é uma raridade entre as empresas no mundo. Essa é uma das conclusões do International Business Report 2011(IBR) da Grant Thornton. Segundo o estudo, apenas 36% das companhias globalmente desenvolvem projetos de Responsabilidade Social Empresarial (RSE) motivadas pelo anseio de “salvar o planeta”, percentual menor ainda que o apresentado em 2008 de 40%. A pesquisa foi feita com 11.000 empresas em 39 países.
Os principais fatores que levam as empresas a investir em Responsabilidade Social no mundo ainda são relacionados à gestão de custos, construção da marca e a retenção de mão de obra e recrutamento (56%). A Geórgia (81%) e a Turquia (78%) são os países onde as empresas mais se preocupam com o planeta ao colocar em prática ações de RSE, ao contrário dos EUA (13%), onde o maior objetivo ao investir em práticas mais éticas de negócio é a construção da sua marca e a importância dada a opinião pública.
No Brasil, a primeira prioridade ao investir em RSE esta ligada a construção da marca e imagem pública (80%), seguido da gestão de custos e benefícios fiscais (ambas com 72%). As preocupações com o meio ambiente aparecem até o quarto lugar (62%), a segunda maior queda a nível mundial (22 pontos percentuais em relação a 2008, quando teve 84%).
“As empresas parecem ainda estar muito preocupadas em criar uma imagem que atenda as demandas de transparência nos negócios por parte da opinião pública em geral do que realmente ajudar a sustentabilidade dos recursos naturais. Há muito que amadurecer nesse quesito como país. É preciso que o desenvolvimento sustentável faça parte do planejamento estratégico das companhias brasileiras de todos os portes, seja inclusive para poupar custos. Empresas que realmente tenham essa atuação certamente serão mais bem reconhecidas por seus públicos de interesse”, comenta Nelson Barreto, Sócio da Grant Thornton.
Regionalmente, os países do BRIC aparecem como os mais preocupados em reduzir o impacto negativo de seus negócios ao planeta (60%), assim como as nações que compõe o grupo ASEAN (59%). Os países da União Européia (30%), o G7 (27%) e América do Norte (16%) foram os que menos citaram a preocupação com o meio ambiente como razão para estabelecer práticas mais sustentáveis em seus negócios.
O IBR 2011 revelou também que apenas 25% das companhias globalmente reportam suas iniciativas de RSE. O Brasil é destaque nesse quesito, com 46% das empresas afirmando que divulgam as informações referentes à RSE, bem acima da média global. Além disso, 74% das empresas consultadas concordam que as informações das atividades de RSE deveriam ser divulgadas junto com a publicação dos dados financeiros das companhias, também acima da média global (44%).
* Publicado originalmente no site Plurale.
(Plurale)