Arquivo

Emirados aderem ao Acordo de Paris

Nova York, Estados Unidos, 23/9/2016 – Os Emirados Árabes Unidos uniram-se formalmente, no dia 22, ao Acordo de Paris, depois que o ministro de Ambiente e Mudança Climática, Thani Al Zeyoudi, entregou o instrumento de ratificação na reunião de alto nível para a entrada em vigor do tratado, organizada pelo secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, em Nova York.

“O Acordo de Paris é a primeira resposta durável à mudança climática, que permite a cada país adotar as ações climáticas que melhor se ajustem às suas prioridades econômicas e de desenvolvimento”, declarou Al Zeyoudi.

Os Emirados têm um papel na luta contra a mudança climática mediante iniciativas e políticas efetivas que procuram diversificar sua economia. Também está à frente em matéria de energias limpas na região, com projetos e políticas inovadoras em matéria de energias renováveis e nuclear, eficiência hídrica e captura de carbono.

Além disso, foi o primeiro país da região a fixar meta para contar com 24% de energia limpa em sua matriz até 2021, entre outras medidas. Por outro lado, os Emirados promovem um financiamento sustentável para projetos verdes e organizarão a 14ª Mesa-Redonda Global da Iniciativa Financeira do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), nos dias 25 e 26 de outubro. Envolverde/IPS