MOSCOU, 24 de julho de 2018 (WAM) – O Programa de Melhoria de Chuva dos Emirados Árabes Unidos (REU) continuou seu atual roadshow na Rússia com uma visita ao Lebedev Physical Institute da Academia Russa de Ciências (LPI RAS).
A equipe do roadshow, liderada pelo Dr. Abdulla Al Mandous, diretor do Centro Nacional de Meteorologia (NCM), realizou reuniões produtivas em um dos maiores e mais reputados centros de pesquisa científica da Rússia.
A equipe do roadshow também se encontrou com o Dr. Vladimir Ryabov, o vice-diretor do Lebedev Institute of Physics, junto com sua equipe. Na reunião, o Dr. Al Mandous destacou o potencial da futura cooperação entre os EAU e a Rússia, levando ao avanço científico nos campos da meteorologia, modificação do clima e melhoria da chuva. Algumas das pesquisas globais mais inovadoras atualmente em andamento estão sendo lideradas pelos nove premiados do REP, que são selecionados de várias instituições de pesquisa proeminentes em todo o mundo.
O Dr. Al Mandous disse: “A Academia Russa de Ciências, que inclui o Instituto Lebedev de Física, é uma organização científica internacionalmente renomada que conduz trabalhos originais e inovadores em vários campos. Estamos orgulhosos de poder estabelecer uma sólida parceria mútua no campo da meteorologia baseada em interesses compartilhados em uma área de atividade de pesquisa que está se tornando cada vez mais importante e cujas técnicas estão em constante evolução”.
Os representantes russos descreveram o notável progresso feito pelo LPI RAS nos campos da pesquisa atmosférica, meteorologia e melhoria das chuvas. O Dr. Ryabov enfatizou o interesse do instituto e das outras instituições membros da Academia Russa de Ciências em trabalhar em estreita colaboração com o NCM e o REP para buscar soluções científicas e tecnológicas avançadas para atender ao objetivo do programa de enfrentar a ameaça da seca globalmente.
No LPI RAS, a delegação dos Emirados Árabes Unidos recebeu um terceiro ciclo do REP, Dr. Ali Abshaev, e seus membros da equipe de pesquisa. A reunião permitiu que os participantes discutissem o plano executivo de pesquisa do Dr. Ali Abshaev, revisassem o progresso feito até o momento em seu projeto de pesquisa premiado e examinassem os laboratórios e instalações do projeto.
O vice-diretor do instituto também ressaltou a confiança do RAS de que o promissor projeto do Dr. Ali Abshaev forneceria apoio real aos esforços gerais globais para alcançar a sustentabilidade global da água através dos avanços na ciência da água da chuva para aqueles ameaçados pela escassez de água.
O Dr. Abshaev é Professor Associado no Centro de Pesquisa de Supressão de Granizo na Rússia e Chefe do Laboratório de Modificação de Clima do Instituto Geofísico de Alta Montanha do Serviço Hidrometeorológico da Rússia. Como programa, ele está liderando um projeto inovador com o objetivo de estimular a convecção e a precipitação com energia solar absorvida por aerossóis e balões cheios de hélio implantados em condições sem nuvens para aquecer áreas atmosféricas específicas.
Lançado pelo Ministério dos Assuntos Presidenciais dos Emirados Árabes Unidos e gerenciado pelo NCM, o engajamento internacional ativo do REP já alcançou uma posição de liderança na busca global para enfrentar os desafios de segurança hídrica através de pesquisa científica e técnica inovadora. (#Envolverde)