ABU DHABI, 17 de março (WAM) – O valor da educação é inestimável, e as lições aprendidas nos anos de formação duram toda a vida, proporcionando a base para futuras carreiras, desenvolvimento profissional e pessoal, valores e perspectivas, disse um diário dos Emirados Árabes Unidos (EAU) em um editorial no sábado.
“De fato, todos nós podemos lembrar nosso tempo gasto em carteiras, em salas de aula cheias de alegria e aprendizado, em escolas onde as amizades eram feitas nos melhores momentos da nossa vida. E também para os professores, havia uma alegria e profissionalismo que transformou o processo educativo e o conhecimento em algo maravilhoso, e todos nós também temos memórias de professores que fizeram a diferença, influenciaram nossas vidas e nos colocaram no caminho que nos trouxe onde estamos hoje.
“Mas a educação também é um assunto muito sério, garantindo que o currículo permaneça atualizado, que os valores sejam mantidos, os padrões elevados. E para os envolvidos na profissão docente, também é necessário garantir que os conjuntos de habilidades permaneçam relevantes, e profissionais do mais alto padrão”, acrescentou o diário inglês ‘Gulf News’.
O artigo passou a dizer que, para os professores do ensino médio, há uma necessidade particular de garantir que suas habilidades sejam de primeira qualidade e que a metodologia de seu trabalho nas salas de aula dessa nação seja de um nível que corresponda e reflita a importância do papel dos educadores. “Um professor ocupa uma posição de grande importância, influência e sensibilidade, que deve atender aos mais altos padrões estabelecidos pelo Ministério da Educação. E nos Emirados Árabes Unidos, com tantos currículos diferentes sendo seguidos, refletindo a natureza demográfica de nossa sociedade multicultural, o Ministério da Educação tem a tarefa de garantir que os padrões de aprendizagem em todas as escolas reflitam a importância e os ideais do governo”, continuou.
“A partir do próximo mês, com uma primeira rodada de testes, mais de 5.000 professores do ensino médio serão licenciados pelo Ministério da Educação. Outra rodada de testes será realizada em setembro, e a intenção é que os educadores em todos os níveis sejam eventualmente formados e licenciados pelo Ministério da Educação”.
“Esta é uma decisão progressista e inovadora, que garantirá que as mentes de nossos filhos serão iluminadas por profissionais de ensino que tenham cumprido os rigorosos padrões exigidos para o seu trabalho. Assim como esperamos que todos os nossos advogados tenham uma alta posição suficiente para nos representar em questões legais, ou todos os médicos licenciados para cuidar do nosso bem-estar físico, assim também os professores devem ser obrigados a ter um padrão para educar e esclarecer nossos filhos”, concluiu o jornal com sede em Dubai. (Envolverde)