ABU DHABI, 20 de abril de 2018 (WAM) – A comunidade internacional precisa dobrar seus esforços para traçar um novo roteiro para atingir as metas da ONU sobre obesidade e diabetes até 2025, disse uma autoridade de saúde dos EAU na sessão de abertura da Cúpula sobre Obesidade do Golfo e do Congresso Regional 2018 em Abu Dhabi.
Farida Al Hosani, diretora da divisão de Doenças Transmissíveis do Departamento de Saúde de Abu Dhabi, disse que as taxas globais de obesidade mais do que dobraram desde 1980.
Localmente, ela afirmou que a força-tarefa da Obesidade Infantil de Abu Dhabi, que é composta por 12 entidades governamentais, desenvolveu um plano abrangente para abordar a obesidade infantil no emirado. O plano é resultado de uma avaliação intersetorial que avaliou os esforços existentes para combater a obesidade infantil, desafios e oportunidades, além de fazer comparações com as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e as melhores práticas internacionais.
As estatísticas da OMS revelam que, durante 2014-2015, 15,1 por cento dos estudantes das escolas do Emirado de Abu Dhabi eram obesos, enquanto 16,7 por cento deles estavam acima do peso. Um estudo relacionado também revelou que apenas 27% dos alunos participavam de 60 minutos de atividade física todos os dias.
“O plano da Força-Tarefa de Obesidade Infantil de Abu Dhabi para reduzir a obesidade visa aumentar a atividade física em crianças em 15% e reduzir o índice de massa corporal em 15% até 2020”, acrescentou ela.
O Departamento de Educação e Conhecimento em Abu Dhabi exigiu um controle rigoroso sobre as cantinas escolares e mais foco na dieta saudável para reduzir a prevalência de escolares com sobrepeso e obesidade.
Em um documento de trabalho, os funcionários do departamento disseram que as estatísticas mostram que uma em cada três crianças em idade escolar é obesa ou está acima do peso, e 17% das crianças em idade escolar são obesas. (#Envolverde)