Arquivo

Emirados Árabes Unidos querem fortalecer relações globais e sinergias com economias asiáticas, diz Ministro de Mudanças Climáticas e Meio Ambiente

Hanoi, 29 de agosto de 2018 (WAM) – O Dr. Thani bin Ahmed Al Zeyoudi, Ministro das Mudanças Climáticas e Meio Ambiente, chefiou a delegação dos Emirados Árabes Unidos em Hanói, capital do Vietnã, para participar da 3ª Conferência do Oceano Índico, sob o tema “Fortalecimento das relações regionais”.

A conferência de dois dias que terminou ontem, atraiu a participação de representantes de 43 países participantes e 28 ministros e serviu como uma plataforma global para os países trocarem suas experiências e discutirem a importância econômica e estratégica da região do Oceano Índico. A conferência deste ano concentrou-se no fortalecimento da cooperação internacional estratégica e no desenvolvimento de mecanismos de governança.

Em seu discurso, o Dr. Al Zeyoudi disse: “Estar no centro do mundo, o Oceano Índico está prestes a se tornar um dos corpos de água mais estratégicos do mundo, impulsionando o crescimento econômico global e a prosperidade. A crescente demanda de energia na região do Oceano Índico resultou no aumento do fornecimento de energia da região do Golfo para a Ásia, através das rotas marítimas do Oceano Índico.

“Mais amplamente, as exportações das economias asiáticas devem aumentar de 17% em 2010 para 28% em 2030, indicando ainda mais a vitalidade econômica da região. Por isso, a importância da colaboração e cooperação entre os países do Oceano Índico é clara para nós nos Emirados Árabes Unidos. ”

O Dr. Al Zeyoudi disse que os Emirados Árabes Unidos se desenvolveram como um centro de comércio livre para a Ásia, África e Europa, e fornece uma porta de entrada para o Oriente Médio. Ele observou que o Oceano Índico cobre um papel vital no plano de diversificação e transformação econômica dos EAU e enfatizou que é crucial que o Oceano Índico permaneça um oceano verdadeiramente global de livre comércio, navegação e cooperação.

O Ministro das Mudanças Climáticas e Meio Ambiente dos Emirados Árabes Unidos destacou alguns dos importantes trabalhos que os EAU vêm conduzindo para melhorar a estabilidade e a cooperação regionais.

Como país costeiro, o Dr. Al Zeyoudi enfatizou que os EAU estão bem conscientes da importância dos recursos marinhos para o desenvolvimento econômico e os serviços ecossistêmicos que oferecem, e acredita firmemente no conceito de economia azul. Ele observou que o país está trabalhando com seus parceiros para garantir o manejo sustentável de peixes e espécies marinhas através da mitigação da poluição marinha e do estabelecimento de áreas protegidas.

Ele disse que os Emirados Árabes Unidos assumirão a presidência de dois anos da Associação de Orla do Oceano Índico (IORA) em outubro de 2019 com o compromisso de impulsionar ainda mais a cooperação internacional na região do Oceano Índico com relação à governança, segurança e arquitetura econômica.

O Dr. Thani Al Zeyoudi chefiou a delegação dos Emirados Árabes Unidos por meio de várias reuniões com ministros e altos funcionários dos países participantes da conferência para discutir assuntos políticos, econômicos, sociais e culturais comuns entre os países do Oceano Índico. (#Envolverde)