Arquivo

Emirados Árabes Unidos: Reclamação oficial enviada à ICAO sobre incidentes de interceptação de jato do Qatar

ABU DHABI, 2 de abril (WAM) – Os Emirados Árabes Unidos (EAU) apresentaram formalmente uma queixa junto à Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO), após repetidos incidentes onde aviões de combate do Qatar interceptaram aeronaves civis dos Emirados durante trajetos de voos regulares e programados.

Saif Mohammed Al Suwaidi, Diretor-Geral da Autoridade Geral da Aviação Civil (GCAA), disse que os Emirados Árabes Unidos apresentaram uma queixa detalhada conforme o artigo n ° 54 da Convenção de Chicago, que leva em conta os interesses nacionais dos Estados membros da ICAO.

“Essas ações agressivas pelo Qatar contra aviões civis dos EAU são consideradas como violações deliberadas do pactos e convenções internacionais que regem a aviação civil e são uma ameaça para a segurança da aviação civil. Os Emirados Árabes Unidos rejeitam liminarmente esses atos”, disse.

Al Suwaidi disse que essas provocações são injustificadas, e a segurança dos passageiros e membros da tripulação tem alto risco.

O diretor-geral da GCAA chegou a dizer que a ICAO determinaria mais tarde a data em que as partes investigariam a queixa.

Jatos de combate do Qatar se aproximaram de duas aeronaves civis dos Emirados Árabes Unidos durante voos rotineiros programados na semana passada. Em janeiro, um incidente semelhante ocorreu quando aviões militares do Qatar interceptaram dois outros aviões civis, ameaçando a segurança dos passageiros e da tripulação, e violando leis e convenções internacionais. (Envolverde)