CAIRO, 15 de março (WAM) – Os Emirados Árabes Unidos (EAU) participaram de um workshop intitulado “Direitos humanos e desenvolvimento sustentável e o papel da autoridade judiciária na conquista do desenvolvimento sustentável”, organizado ontem pelo Comitê Árabe de Direitos Humanos, na sede da Secretaria Geral da Liga Árabe.
O país foi representado por Mubarak Mohammed Al Hammadi, chefe do Departamento de Assuntos Regionais de Direitos Humanos do Ministério de Relações Exteriores e Cooperação Internacional dos Emirados Árabes Unidos.
O Embaixador Dr. Badr Al Din Alali, Secretário-Geral Adjunto do Setor de Assuntos Sociais da Liga Árabe, alertou sobre os perigos representados pelos conflitos armados e a disseminação do terrorismo e do extremismo, que são obstáculos ao desenvolvimento e ameaçam a vida das pessoas. A questão também exige um esforço regional combinado para fortalecer a cooperação judicial árabe, para combater planos criminosos ou terroristas para atacar a segurança das comunidades árabes e a estabilidade dos países árabes, acrescentou, ressaltando que o desenvolvimento é um direito humano básico, e todo cidadão tem o direito de ajudar a alcançá-lo.
Acrescentou ainda que o fortalecimento do estado de direito é um fator chave para a realização do crescimento econômico e social, que requer estruturas legais apropriadas e parcerias reais, especialmente com o setor privado e organizações da sociedade civil, para superar obstáculos e promover o trabalho árabe conjunto. (Envolverde)