Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, 17/3/2016 – Os Emirados Árabes Unidos comemoraram,no dia 16, o terceiro aniversário do início das operações da usina de energia solar concentrada Shams 1. O complexo ocupa 2,5 quilômetros quadrados e tem capacidade de cem megawatts (MW). É o primeiro de seu tipo no Oriente Médio e no norte da África, destaca a estatal Masdar.
O nome Shams deriva da palavra sol em árabe, um projeto da estatal Masdar, em colaboração com a companhia francesa Total.“Após três anos de sucesso, a Shams 1 desempenha um papel fundamental na diversificação da economia dos Emirados e em seu esforço para impulsionar as energias renováveis”, destacou Abdulaziz Alobaidli, gerente da Companhia de Energia Shams.
A usina gera eletricidade a partir da energia solar concentrada, que é diferente da tecnologia fotovoltaica porque usa o calor do sol, e não a radiação propriamente dita. AMasdar desenvolveu um sistema parabólico que incorpora espelhos para concentrar o calor, com o qual se converte água em vapor, o que ativa as turbinas convencionais e gera eletricidade.
Em 2015,a Shams 1 gerou 216 gigawatts de energia limpa, suficiente para fornecer eletricidade para 20 mil famílias nos Emirados.A usinacumpre um papel fundamental na diversificação da energia e permite garantir que, até 2020,o país terá 7% de capacidade de geração a partir de energias renováveis.E também ajuda os Emirados a reduzirem sua pegada de carbono, deixando de lançar 175 mil toneladas de dióxido de carbono por ano, equivalentes a 1,5 milhão de árvores ou a tirar de circulação 15 mil automóveis em Abu Dhabi. Envolverde/IPS