ABU DHABI, 15 de dezembro (WAM) – O último relatório do Secretário-Geral da ONU sobre a resolução 2231 do Conselho de Segurança confirma que os Emirados Árabes Unidos e seus aliados sabem há algum tempo, que o Irã continua seu comportamento expansionista e desestabilizador na região e evita o conflito no Iêmen, diz uma declaração da chancelaria emirati.
A evidência apresentada pelos Estados Unidos não deixa dúvidas sobre a flagrante falta de respeito pelo Irã pelas suas obrigações com a ONU (Organização das Nações Unidas) e seu papel na proliferação e tráfico de armas na região, acrescentou o comunicado.
De mísseis passando por drones e até barcos explosivos, o envio de armas iranianas para os hutíes e outros grupos alimentam a violência sectária e põem em perigo a população civil, diz o comunicado.
“Os Emirados e sua coalizão militar são testemunhas do impacto devastador do envio ilegal de armas para o Iêmen”, disse.
Os Emirados convidam a comunidade internacional a responder com mais força à ameaça representada pela República Islâmica e a preparar-se para trabalhar com seus aliados para tomar medidas para garantir o cumprimento das resoluções relevantes da ONU. (Envolverde)