Nova York, Estados Unidos, 26/9/2016 – Os membros do quarteto ministerial para o Iêmen reiteraram seu forte apoio ao enviado especial da Organização das Nações Unidas (ONU), Ismail Uld Cheij Ahmed, em seus esforços para aproximar as partes em conflito nesse país e conseguir uma solução permanente para a crise.
O quarteto está integrado pelos chanceleres xeque Abdalá bin Zayed Al Nahyan,dos Emirados Árabes Unidos,Boris Johnson, da Grã-Bretanha, Adel Al Jubeir, da Arábia Saudita, edo secretário de Estado norte-americano, John Kerry.
A solução, segundo acordaram na reunião do dia 21 deste mês, se baseia nos termos de referência acordados, que incluem as resoluções do Conselho de Segurança da ONU, em especial a 2216, a iniciativa do Conselho de Cooperação do Golfo e os mecanismos relacionados para sua implantação, bem como o resultado da Conferência de Diálogo Nacional.
Além disso, avaliaram as possibilidades de as partes voltarem a conversar para acabar com o conflito no Iêmen. Envolverde/IPS